A Roda da Vida é uma das ferramentas de autoavaliação mais famosas no processo de coaching pessoal




Por Dra. Gabrieli Comachio

Embora a felicidade não seja um estado permanente, ela pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõe nossa existência।



Coaching é o processo de ajudar, apoiar e estimular alguém a realizar seus sonhos e objetivos। Antes de definir o seu objetivo ou o sonho que deseja realizar é necessário ter uma visão clara sobre como está hoje o seu grau de satisfação com as várias áreas de sua vida।

Uma das técnicas utilizadas para isso se chama: Roda da Vida. Apesar de simples, esta ferramenta permite uma boa reflexão sobre os diversos aspectos que compõem a sua vida.

Confira:


Este sistema é composto por um círculo com 4 grandes divisões। Em cada uma delas é definida uma esfera da vida considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal. A ideia central é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.



De uma maneira subjetiva você irá refletir e pontuar a sua satisfação nas áreas sugeridas।

Use as perguntas a seguir para pensar melhor e mensurar o seu grau de satisfação nas diversas áreas de sua vida.

1. FINANCEIRA – Esta área se refere a seu ganho monetário, dinheiro advindo de seu trabalho, ganhos financeiros, aluguéis, etc. Como está o seu equilíbrio financeiro? O seu padrão de vida é compatível com os seus ganhos? Você ganha mais dinheiro do que precisa para ter uma boa qualidade de vida?

2. PAIS/FAMÍLIA – Esta área se refere a sua família de origem e/ou a família que está construindo agora. Independentemente deles estarem vivos ou não, como é(era) o seu relacionamento com os seus pais? Você conhece a história de vida deles? Você sente gratidão? A sua relação com eles é de harmonia e de respeito? E em relação a seus irmãos e parentes? Como é a sua relação com os seus filhos?

3. RELACIONAMENTO ÍNTIMO – Existe harmonia no seu relacionamento? Você considera as idéias e opiniões de seu companheiro(a), mesmo sendo contrárias as suas? Qual a participação dele(a) em sua vida? Vocês conversam e compartilham situações, sentimentos e emoções regularmente? Vocês compartilham as suas vidas ou vivem vidas isoladas? A sua vida sexual com ele(a) é satisfatória?

4. SAÚDE E CORPO FÍSICO – Você costuma dormir profundamente? Sente que o seu sono foi restaurador? Pratica alguma atividade física? Como é seu grau de energia, vitalidade e motivação? Você sabe quais alimentos são e não são saudáveis para o seu corpo? Você respeita? Quando doente você procure um medico e segue a sua orientação?

5. SOCIAL, LAZER E ATIVIDADE COMUNITÁRIA - Esta seção é dividida em dois aspectos: vida social e atividade comunitária. O seu círculo de amigos te energiza e nutre? Você os encontra ou fala com eles regularmente? Você costuma ir ao cinema, teatro ou parques? Ou faz atividades externas que lhe dão prazer? Costuma viajar? E se for o seu caso, você procura ajudar outras pessoas ou participa de grupos comunitários, tipo ONG’s, associações, etc? Faz algum trabalho voluntário?

6. CARREIRA E TRABALHO – Você está satisfeito com a sua atividade profissional? Se sente realizado? Tem perspectiva de progresso e desenvolvimento?

7. INTELECTUAL – Costuma usar parte de seu tempo de folga com atividades de auto-aperfeiçoamento que podem lhe proporcionar uma vida pessoal e profissional melhor? Costuma freqüentar seminários, cursos e atividades culturais? Mantêm-se atualizado em sua área profissional e de interesse? Sente-se estimulado por novos desafios?

8. ESPIRITUAL – Você tem uma crença religiosa que serve de suporte ou acredita em uma sabedoria maior que rege a vida? Você se sente conectado a tudo e a todos? Você se considera um buscador ou uma pessoa espiritual ou religiosa? O quanto esta área tem nutrido a sua vida?

Agora responda as seguintes perguntas:

1.Qual a área que está com a menor pontuação?

2.Como esta área esta afetando as outras áreas de sua vida?

3.Qual a área que gostaria de investir o seu tempo e esforço para tornar esta roda mais “arredondada”?

4.Para aumentar esta pontuação em 1 ou 2 pontos, qual objetivo pretende estabelecer?

Depois veremos maneiras de como tornar o seu objetivo focado no que realmente deseja.

Experimente fazer esta avaliação trimestralmente ou semestralmente para identificar se alguma esfera da sua vida pode ser melhorada para tornar você uma pessoa mais feliz.
Vale à pena investir nesta descoberta pessoal.

Fontes:
http://www.inacio.fonseca.nom.br/roda-da-vida/

http://www.hipnopnl.com.br/roda_da_vida_35.html

Para baixar a roda da Vida:
http://www.metasinergia.com.br/site/roda-da-vida/


2 comentários:

Iza Barros disse...

Oi Gabi, vim vê a matéria na integra achei bem interessante e vou fazer com certeza,falei no meu blog sobre a ajuda da neorolinguistica no processo de emagrecimento,vou citar seu post,lá no meu bloguito.
Bjkks

10/2/12
Dicas de Nutrição disse...

Que bom que você gostou, conheçi a Roda em um Curso que participei sobre Gestão do Tempo, muito interessante mesmo!

10/2/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO