Abacate e seus benefícios

por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS

O abacate é uma fruta que faz muito bem à saúde. Sua safra vai de fevereiro a julho. No entanto, muitas pessoas restringem esse alimento do cardápio porque ele possui valor energético alto, porém essa fruta é muito saudável e fornece muitos nutrientes ao organismo. O abacate proporciona muitos benefícios, é uma fruta macia e saborosa e pode ser combinada com receitas doces e salgadas. 

 
O abacate possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes: vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Glutationa. Com tantos nutrientes, essa fruta não pode ficar de fora da nossa dieta. 

O abacate protege as células, é um ótimo antioxidante e diminui os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, além de controlar os triglicerídios. Essa fruta também auxilia em tratamentos de pacientes hipertensos e cardiopatas e é recomendado para diabéticos também porque contem menos frutose do que outras frutas como a uva e o abacaxi. 

Cerca de 100g da fruta contem em média 162 calorias, então devemos consumi-la com cautela. Coma 3 a 4 colheres (de sopa) por dia com algumas gotas de limão, ou então bata a fruta com 1 copo de leite desnatado. O abacate também pode ser misturado nas saladas. 

 Aproveite que o fruto está na época e desfrute de todos os seus benefícios. 

Salada de abacate com presunto: 
Ingredientes: 3 laranjas, 1 abacate, 1/2 limão (sumo), 2 tomates maduros, 4 folhas de alface, 6 fatias de presunto, molho vinagrete, folhas de hortelã . 

Preparação: Descasque as laranjas e separe-as em gomos. Retire-lhes a película e as sementes. Descasque o abacate, lamine-o e regue-o com o sumo de limão. Corte o tomate em gomos e retire-lhes as sementes. Lave a alface e ripe-a. Enrole as fatias de presunto. 
Emprate os alimentos e regue com o molho vinagrete. Decore com hortelã a gosto e sirva. 

Origem: Livro Receitas Simples & Rápidas - Saladas

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