A importância da água para saúde




por Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS



Tornou-se quase uma opinião formada que devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia, para manter o corpo hidratado e o organismo em equilíbrio. 
 
Mas será que precisamos beber realmente 2 litros de água mesmo?

Na verdade, a quantidade adequada para cada pessoa é variável. Assim como a necessidade de calorias varia de uma pessoa para outra, da mesma forma a quantidade de ingestão de água pode variar.  Isso depende muito das atividades realizadas por cada pessoa e do seu estado de saúde.

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável.

A água é com certeza um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Muitas pessoas simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia e o resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão, etc.

Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com o avanço da idade. É necessário consumir mais água também quando está calor, durante os exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças.

CUIDADO: Os liquídos podem causar indigestão, gases e flatulência se ingeridos durante a refeição, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Também podem causar aquela sensação de "vazio" após a refeição. 
Por isso, a sugestão é procurar beber água ao longo do dia, principalmente antes das refeições.

2 comentários:

Anônimo disse...

tomo mmmuitaaaaaaaaaaa agua e adoroooooooooo sério, acho que o organismo acostuma tanto que sinto falta e tenho que tomar quase 3 litros todos os dias.Tenho muito mais digamos prazer do que no refri... graças a deus......

23/3/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Que bom, evite o refrigerante não é saudável!!!

26/3/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO