Dicas Hipertensão Arterial



DIA 26 DE ABRIL- DIA DE COMBATE
A HIPERTENSÃO ARTERIAL

03 em cada 10 pacientes tem Hipertensão Arterial, ou seja: Pressão Alta. Brasileiro adora uma comida temperadinha, cheia de caldos e pozinhos repletos de sódio.
Antigamente, hipertensão era considerada doença de gente grande, no entanto hoje, com o aumento da obesidade infanto-juvenil, cada vez mais crianças apresentam alteração na pressão. Os pais tem papel  importante no controle desse problema, devendo evitar comprar excessos de guloseimas ricas em sódio,como por exemplo: macarrão e sopas instantâneas, salgadinhos, pipocas de microondas,etc.

Dica: troque-os por :
-Pipocas feita na panela, que é mais fácil dosar o sal, podendo adicionar orégano para dar um sabor diferente e usando óleo de côco extra-virgem;
-Acostume as crianças a consumirem castanhas sem sal como lanches, podendo fazer um Mix de castanhas com frutas secas;
·         01 colher de sopa de uvas-passas;
·         01 unidade de banana-passa;
·         02 castanhas decaju picadas;
·         01 castanha do Pará picada
Pique tudo, misture e embale em papel alumínio e está pronto um belo lanche saudável para colocar na bolsa e levar a qualquer lugar.Rico em fibras e gordura boa para o coração, pele, cabelos e unhas.
-Para reduzir o consumo de sal sem perder o sabor da comida você pode usar alguns truques!!! O sal light por exemplo é um sal que substitui parte do sódio por potássio, no entanto, altera um pouco o sabor!! Mas você também pode fazer receitas como estas abaixo:
Outra idéia bacana é triturar azeite de oliva extra-virgem no liquidificador junto com alho, cebola, orégano, cheiro verde, gengibre além de outros temperos que você aprecie. Distribua em fôrmas de gelo e congele. Destaque um cubinho quando você precisar temperar seu arroz, feijão, carne , etc. Assim você troca aqueles temperos industrializados repleto de sódio por algo mais saudável.
E lembrem-se: Não coloque o saleiro na mesa!
Então, o que vocês acharam?  Experimentem!! Façam em casa, mudem seus hábitos!! Fiquem DE OLHO NA SAÚDE!!!
Dra.Henriqueta Mendes
               Nutricionista- CRN-6  2654

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO