Pimenta faz bem


 

por Dra Juliana Menezes 

Além de gostosa e conferir um sabor aos alimentos quando adicionada como tempero a pimenta vermelha tem muitos benefícios à saúde. Uma das propriedades mais estudadas atualmente é a de termogênese, ou seja, aumento do gasto calórico favorecendo assim o emagrecimento. 
A grande responsável por esse aumento do gasto calórico é a capsaicina, ela que confere o sabor ardido da pimenta, tem um grande poder antioxidante, diminuindo a produção dos radicais livres, evitando assim diversas doenças e envelhecimento precoce. 

A capsaicina quando ingerida aumenta as catecolaminas, representada pela noradrenalina e pela adrenalina contribuindo para o aumento do gasto calórico. Pode ocorrer também uma diminuição do apetite e diminuição da compulsão por gorduras. 

A noradrenalina e adrenalina deixa a pessoa em estado de alerta e pode ajudar na melhora do humor de pessoas mais deprimidas, devendo ser evitada por pessoas muito estressadas. 

Vale lembrar que a capsaicina não deve ser utilizada por quem tem gastrite, ulcera, refluxo, pois pode ocorrer a piora dos sintomas. Lembre-se de procurar sempre um profissional nutricionista, ele vai te orientar sobre a quantidade a ser consumida e se não há nenhum problema no seu consumo.


 Mais Nutrir Consultoria

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO