Polêmica Medidinha Certa - Nutricionistas



Querido Leitor,

Representando a classe venho expressar para os mais de 3mil visitantes diários do blog a minha opinião a respeito do programa Medidinha Certa exibido pela Rede Globo.

Parabenizo o idealizador do projeto Marcio Atalla, pela pró-atividade em trazer a tona um assunto tão urgente, três em cada dez crianças brasileiras têm problemas de sobrepeso e, nos últimos 20 anos, cresceu em 200% o número de crianças obesas no país.

Confesso que estou contente pois acho muito legal abordagens desse tipo em Rede Nacional, porém estou decepcionada com o episódio em que o Educador Físico dá orientações Nutricionais e esquema alimentar para  as crianças e aparentemente sem a Presença do Profissional  Nutricionista....

Neste contexto, vou falar um pouco sobre o trabalho do Nutricionista e a realidade que estamos vivenciando...

Ao diagnosticar excesso de peso e maus hábitos alimentares na infância e adolescência a reeducação alimentar com a presença de um nutricionista é de extrema importância, pois a criança adquire hábitos saudáveis para a vida toda e só esse profissional para auxiliar a família nesta etapa.

Atualmente as crianças adoram guloseimas, salgadinhos, refrigerantes e biscoitos e ainda trocam uma refeição colorida e adequada nutricionalmente por fast food. 

Não podemos esquecer também que nesse mundo globalizado gastasse mais horas na frente da televisão, computador e vídeo game reduzindo o tempo com atividades de elevado gasto energético.

Os pais (sim, a Mãe e o Pai) trabalham mais, ficam menos tempo em casa, não cozinham, preferem comida rápida e congelada ou comer no restaurante, sem restrição, come-se a vontade.

Deixar a criança o máximo que puder na escola ou creche, e descansar muito depois do cansaço semanal.

Não se houve falar em atividade física ou brincadeiras no final de semana, este é direcionado para comes e bebes.

Depois das 18 horas não tem controle, ansiedade, beliscar está liberado, se os pais fazem isso em casa, porque a criança não pode fazer?

O jantar é um lanche calórico ou uma besteira qualquer, e dependendo da hora que for dormir ainda tem um doce para acalmar.

“eu quero o melhor para o meu filho, se a senhora puder, vai lá em casa ministrar um treinamento para minha secretária do lar, assim ela vai preparar um cardápio ideal, com receitas saborosas e nutritivas para ele comer durante a semana, mas no final de semana queremos folga viu Doutora” 
relato de paciente 

C H O C A D O (a) ? 

Mesmo que não queiramos aceitar, não podemos fechar os olhos!


O tempo está passando e o nutricionista tem sido mãe, tia, amiga, professor(a), quase psicóloga...Ah esse ultimo não pode, porque cada macaco no seu galho, né!?

Temos lei e conselhos que defendem nossa profissão, por isso, queridos leitores e quem estiver acompanhando o projeto na TV, ai vai meu recado:

Se você lendo este post se identificou com os comentários, vá procurar agora mesmo um Profissional Nutricionista, ele sim está apto a orientar, a ensinar e a recuperar  a saúde através da alimentação!!!

Continuarei acompanhando o programa, acredito em seu sucesso e repercussão, porém Espero ver nos próximos Programas um Nutricionista representando a classe e fazendo o que nos é por Lei adquirido.

Por
Nutricionista e sócia proprietária do blog  





Em nosso Site temos Nutricionistas representantes de estados do nosso país, se você tem dúvidas em relação a Alimentação do Seu filho e da Sua Família, não deixe de acompanhar o blog. 

Obrigada.



10 comentários:

Anônimo disse...

Olha a resposta de Marcio Atalla (@marcioatalla) no twitter:
"Não foi isso. Não tem dieta! Só dicas de quem fez pós em nutrição Os nutricionistas entram na semana que vem."
Quer dizer que se eu (nutricionista) fizer pós em educação física posso passar programa de treinamento desportivo???
Tá muito errado passar isso em rede nacional. Absurdo

9/4/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Que estranho, acho que ele precisa reler o código de ética.

9/4/12
Anônimo disse...

QUE O CFN SE POSICIONE IMEDIATAMENTE!!!

ATENÇÃO

Gostaria de expressar minha indignação quanto à reportagem do quadro “Medidinha Certa” exibido no dia 08 de abril no Fantástico.

O site marcioatalla.com.br deixa bem claro que este é um profissional Educador Físico, que apesar de ter especialização em nutrição, não é o profissional competente para prestar assistência e educação nutricional.

Pois segundo a Lei nº 8.234 de 17 de setembro de 1991 a assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos é uma atividade privativa do profissional NUTRICIONISTA, com graduação em Nutrição e inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Vale ressaltar que pelo menos uma das informações prestadas por Marcio Atalla na reportagem não condiz com a literatura. Exemplo:

“Pelo menos um legume por dia ou uma fruta”

Segundo a Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira de Philippi et al, a recomendação de frutas é de 3 a 4 porções e a recomendação de verduras e legumes também é de 3 a 4 porções. E não uma fruta ou um legume por dia.

Ademais, segundo o que esta preconizada na Lei das Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41) no seu Artigo 47 constitui Contravenção Penal o Exercício Ilegal de Profissão.

ATENÇÃO NUTRICIONISTAS VAMOS DENUNCIAR:

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 4ªREGIÃO:
http://www.crn4.org.br/contato.php

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO TELESPECTADOR (CAT)
http://falecomaredeglobo.globo.com/

FACEBOOK DO FANTÁSTICO:
https://www.facebook.com/fantastico

10/4/12
DRa. Élen Eurich disse...

OLÁ....SOU NUTRICIONISTA E CLARO ESTAVA ACOMPANHANDO O Fantástico no domingo para ver este quadro Medidinha Certa...acheiiii um absurdo um profissional respeitado não estar ciente das especificações da sua área...pós em nutrição e para auxiliá-lo a entender de maneira mais completa os processos do emagrecimento em si...prescrever dieta ou conselhos dietéticos, diga de passagem, de maneira errônea já que nem respeitoiu as proções desiganadas pela pirãmide brasileira de legumes e frutas, já cosntata que ele não é capaz do que se propôs a fazer...sem falar de Conselho de ética e mais argumentos que nós Nutricionistas podemos nos valer!
Espero que ele se retrate no programe (em público)!! é o mínimo!!

10/4/12
Lidiane disse...

Nota de esclarecimento do CRN9, onde diz o seguinte:

"A divulgação de informações sobre alimentação e nutrição na internet ou em outro meio de comunicação, não é atividade privativa do Nutricionista. Qualquer cidadão pode faze-lô."

Na lei 8.234/91, que regulamenta a profissão... Art.3º ( que eles mesmo mandaram)
São atividades PRIVATIVAS:
VII - assistência e EDUCAÇÃO NUTRICIONAL a COLETIVIDADES OU INDIVIDUOS, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética.

E ainda tem o Art.4 do Código de Ética
São direitos do Nutricionista:
II - o pronunciamento em matéria de habilitação, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse dos individuos e coletividades.

Então vou dar uma de Psicóloga, Educador Físico, Médica, Fisioterapeuta...e por ai vai..

CFN e CRN tá bagunçado mesmo!!!

10/4/12
Lidiane disse...

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é uma autarquia federal que tem por atribuição legal a orientação, a normalização e a fiscalização do exercício profissional conforme o art. 6º do Decreto nº 84.444, de 30 de janeiro de 1980, que regulamenta as atribuições do Conselho Federal.

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

Capítulo V – da comunicação social;

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Sendo assim, o Conselho Federal de Nutricionistas não possui competência e nem tão pouco governabilidade para interferir na grade de produção dos programas televisivos. O CFN em outras oportunidades têm se manifestados junto as emissoras de rádio e televisão no sentido de esclarecer a conduta e as atribuições legais do nutricionista no sentido de sensibilizá-las para prestigiar a profissão; como a exemplo do casa da “Dra. Lorca”, que passou de nutricionista para médica. Dessa forma agradecemos a sua manifestação bem como as demais de outros profissionais em defesa do nutricionista.

Sugeríamos que os nutricionistas encaminhem diretamente aos veículos de comunicação as manifestações que considerarem pertinentes.

Esperamos ter ajudado e estamos à disposição para novos contatos.

Atenciosamente,

--

Antonio Augusto

Coordenador da Unidade Técnica (UT)
Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)





QUEM É ESSE ANTONIO AUGUSTO?? MAIS UMA DENUNCIA???

10/4/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Podem se posicionar, estamos atentos.

11/4/12
Anônimo disse...

Resposta de Marcio Atalla


No Medidinha Certa temos uma equipe de vários profissionais de saúde. Dentre eles o chefe de nutrição do laboratório da USP e a Dra jessica.
Temos pediatra também.
Todos convidados por mim, autor do projeto Medidinha Certa.
As orientações foram criadas pela nutricionista, que irá aparecer no pgm 4. e será creditada no pgm 3 em relação as dicas.
O medidinha não tem dieta, isso fica bem claro. Pequenas dicas (dadas pela nutricionista e que são recomendações da OMS), que são passadas para as crianças. Como não comer doritos no café da manhã ou não ingerir refrigerante todos os dias.
Durante 5 anos levei o programa BEMSTAR pelo GNT para o público e em 100% dos programas tivemos nutricionistas convidados por mim. O projeto, conteúdo e programa eram meus.
O mesmo se deu no Medida Certa, no Época Saúde, todos projetos meus, que inclui não apenas nutricionistas, mas como outros profissionais da saúde.

Não é porque sou pós graduado em nutrição aplicada a atividade física e doenças crônicas na USP que me julgo no direito de fazer acompanhamento.
Por isso temos nutricionistas no Medidinha e em todos os programas que realizei.
No meu consultório o paciente passa na mesma consulta por médico, nutricionista e por mim. Procedimento que deveria ser padrão, na minha opinião. Convido todos para conhecer o trabalho.

Aproveito para que os nutricionista divulgem, criem oportunidades e mostrem para a populaçào a importância dessa profissão, como faço em rede nacional desde 2005. Todos meus projetos possuem nutricionistas.

Grato e espero que prestigiem seus colegas que estão no quadro medidinha certa, prestando um serviço aos pais e mães do Brasil.

Obrigado

Marcio Atalla


Então Nutris.. Foi isso que vocês viram no programa???? Em algum momento ele citou recomendações da nutricionista????
Quer enganar quem Marcio Atalla???

11/4/12
Anônimo disse...

Porque o autor é ele? não deveria ser um administrador da globo... pq tantan preferência ... os profissionais tem que ser tratados com igualdade dentro de um programa...mal organizado isso... em termos de convidar?? ele também não é bom... vocês viram a nutricionista do programa anterior gente não sabia se colocar errava nas avaliações...
tantas nutricionista que tem postura docentes e dras e mestres ... nem convidar profissionais ele não sabe...
ah e prog na GNT quem sabia dele?? alouu fantástico globo.... ibope 1000... bom pessoal não aguento nem ver a cara de homem desde o programa anterior....

12/4/12
Blog +25 disse...

Adorei o post e apesar de não ter filhos também me preocupo com a quantidade de crianças obesas...

Compartilhei seu post no nosso Facebook, super merecido! :)

Bjos

Sagitária
http://mais25.blogspot.com.br/

15/4/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO