Tratamento caseiro para Prisão de Ventre

por Dra Gabrieli Comachio – Nutricionista MT


O QUE É CONSTIPAÇÃO INTESTINAL? É uma doença que faz com que o intestino funcione com dificuldade, assim cada vez mais devagar. As principais causas da Constipação Intestinal são: hábitos alimentares irregulares, falta de fibras na alimentação, inflamações intestinais e falta de atividade física. Assim o bom funcionamento do intestino está diretamente ligado à boa alimentação.

O QUE SÃO FIBRAS? A fibras que são digeridas pelo organismo contribuem para o aumento do bolo fecal (fezes), atuando diretamente nas paredes do intestino. Facilitando assim expulsão das fezes. É importante também para quem está de dieta, pois as fibras dão sensação de saciedade por mais tempo.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS? Mamão, ameixa seca, laranja (com bagaço), leite fermentado, abacaxi, pêra, figo, uva, kiwi, mexerica, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, uva passa, acelga, agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula, repolho, rabanete, feijão, grão de bico, lentilha, aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, nozes, castanhas, iogurtes e alimentos integrais.

TRATAMENTO CASEIRO PARA AUXILIAR NO BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO

Tratamento Simbiótico é a associação dos prébioticos com probióticos que em sinergia tem efeito benéfico ao organismo, reconstituindo e reequilibrando a flora intestinal. Parece um pouco complicado mas vou explicar para que serve esse tratamento.

Probiótico: são microorganismos vivos, bichinhos do bem que exercem benefícios ao organismo através de seus efeitos no trato intestinal. 

Prebiótico: São ingredientes alimentares, popular comidinha para esses bichinhos do bem, são classificados como fibras solúveis que não são digeridos, absorvidos nem excretados pelo nosso organismo, são 100% utilizados pelas bactérias probióticas como fonte de energia. 

Agora uma dica para as pessoas que vivem com intestino preso, reclamam de desconforto intestinal. Confira a Receita

Iogurte Milagroso - Para Intestino Preso 
Ingredientes: 
1 litro de leite desnatado (porque ninguém quer engordar) 
1 pote de iogurte com probiótico (ver rótulos no supermercado) 

Modo de preparo: Levar ao fogo o leite por alguns segundos, retirar e colocar em um refratário com tampa, limpo e higienizado misturando com o pote de iogurte. Mexer bem e tampar. Deixar descansando dentro de uma caixa de isopor ou na parte inferior da geladeira por aproximadamente 1 dia. Depois pegar o refratario, não mexer e deixar descansando por 2 horas na parte superior da geladeira. Em seguida mexer e consumir em ate 5 dias. 

Dica: Consumir 150ml toda manhã com 1 fatia ou unidade de fruta laxativa (ameixa ou pêssego ou laranja com bagaço ou mamão papaya ou abacate ou outra) durante 10 dias. 
Se adoçar de preferência com adoçante ou mel.


0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO