Alimentos prevenir envelhecimento


por Dra Juliana da Silveira Gonçalves – Nutricionista RS

A saúde da pele está relacionada com alguns fatores externos que atuam na sua integridade. Portanto a ingestão de alimentos antioxidantes atuam para diminuir o efeito dos radicais livres, e podem amenizar o processo de envelhecimento precoce.
Alimentos como açaí (é a fruta com maior capacidade antioxidante), goiaba, tomate, manga e pepino fuincionam tão bem quanto os melhores cremes para garantir uma pele saudável. Para prevenir o envelhecimento precoce, fruto da exposição em excesso ao sol, é preciso ter uma alimentação rica em alimentos com vitamina A, que também age como um autobronzeador.
Para a prevenção de rugas indesejáveis, o ideal é a ingestão de alimentos com vitamina C, pois influenciam na formação de colágeno – que é a estrutura responsável pela estrututa da pele. Incluir gelatina no cardápio também ajuda, além de ser rica em colágeno, auxilia na hidratação dos cabelos, unhas e articulações.
O consumo de soja também é aconselhavél, pois estimula a formação de fibroblastos, células que ajudam a produzir colágeno e elastina.
Outros alimentos que fazem bem a nossa pele, são as uvas e as frutas vermelhas, que são grandes fontes de antocianinas, substâncias estabilizadoras de colágeno. O abacate, apesar de calórico, é rico em licopeno, vitamas A e E, e a sua gordura é saudável.
Alguns alimentos, como: manga, batata doce, cenoura, mamão, damasco, espinafre e algumas algas marinhas, atuam na proteção da membrana das células.
Uma substância que também deixa a pele bonita é o ácido elágico, devido ao seu alto poder antioxidante, suas principais fontes são as frutas vermelhas, como o morando e a framboesa.
Todos os alimentos e líquidos que auxiliam no bom funcionamento do instestino são excelentes para pele. O maior exemplo é a água, que hidrata e limpas todos os nossos tecidos. O mamão é uma ótima fruta, rica em papaína, uma enzima que atua na digestão de proteínas, aumentando assim a disponibilidade de aminoácidos.
O ideal é variar ao máximo as opções de frutas e hortaliças, e ter a ingestão de líquidos acima de 2 litros diários, associado a prática regular de atividade física.

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