Depoimento Eu fiz reeducação alimentar

Querido Leitor, 

Sempre pratiquei exercício físico, até professora de dança eu fui na adolescência. Um peso bem saudável, para quem sempre se alimentou com a comida da mamãe. 
Nunca tive problema com verduras, legumes e frutas sempre foram minhas amigas. Porém gostava de um refrigerante de vez em quando, frituras... 

Quando iniciei na faculdade de Nutrição pesava 54kg, 167cm. Vivenciar uma rotina onde apenas eu teria o poder de escolha foi uma tarefa difícil. Quando fui morar sozinha que realmente tive que acordar para as responsabilidades. No 2 ano da faculdade comecei a engordar, o sedentarismo e os maús hábitos alimentares começaram a refletir, comer lanches e marmitas sempre em lugares baratos sem visar muito a qualidade e principalmente variedade, mastigava rápido, muito líquido junto, dormia mal, intestino parado. 
E em 1 ano engordei 14kg.  Essa sou eu, antes e depois da Reeducação Alimentar.

Não percebia que estava engordando, não me pesava, era como se eu não tivesse noção do meu corpo quando olhava no espelho, e quando começaram a surgir os comentários eu comecei a acordar para situação. Uma Nutricionista amiga me deu uma dica: "é bom você começar a adotar hábitos alimentares saudáveis pois isso interfere na sua vida se você for trabalhar com Nutrição Clínica." Aquilo foi como um tapa na minha cara....

Assim que formei os conceitos da nutrição em minha mente, comecei aplicar orientações na minha vida, foi difícil o primeiro mês, mas com apoio do meu namorado e familiares próximos (minha irmã e grande amiga Maíra) comecei a seguir uma rotina saudável onde implantamos em casa várias ações: comer de 3h em 3h, planejamento dos cardápios, não se tinham guloseias, bebidas, tudo isso foi difícil pois jovens, adolescentes tudo influencia... mas durante 4 meses, bem certinhos, eu eliminei os 12kg. 

Nossa que alívio... intestino funcionando com horários, pele, humor, auto estima, tudo isso me fez prosseguir.... Agora continuo minha vida, com 56 a 57kgs, a aproximadamente 4 anos mantendo o peso.

Devagar, as vezes saio fora um pouco da rotina, mas sempre tenho em minha mente a pergunta: Estou fazendo a escolha certa? e isso me conforta..

Aprender o que comer em todas as situações ajuda muito a manter o peso, não ter medo de se conhecer também. 

Nunca disse que mudar hábitos é fácil. Principalmente quando você convive com pessoas que não se preocupam com a saúde. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível, só depende de você. Quando o objetivo maior é a saúde, qualidade de vida, auto estima, o esforço vale a pena. 

Mas faça por você, só você é responsável pelo resultado.

Tudo é o equilíbrio, dormir bem, alimentação equilibrada...

Muitas pessoas podem te achar chata, pragmática, sistemática, mas se você se sente bem assim é o que importa. Muito Cuidado com os Sabotadores da Dieta, essa fase existe, tem no início, meio e fim... um outro dia eu comento melhor sobre isso...

!
Por
Nutricionista e sócia proprietária do blog  

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO