Dieta e Depressão


por Dra. Andrea Gonçalves Neves – Nutricionista RS

A depressão é um transtorno mental cada vez mais comum nos dias atuais. Em episódio depressivo a pessoa pode sentir desespero e desânimo, sem pique e sem vontade de fazer suas atividades do dia- a- dia, com oscilações de humor, além de sintomas como dor de cabeça,  dor de estômago, e falta ou aumento do apetite. Isto acontece devido a serotonina, um neurotransmissor capaz de fornecer ao cérebro a sensação de bem-estar, regulação do humor e sensação de saciedade.

A alimentação pode auxiliar a produzir mais serotonina, a fim de amenizar seus sintomas e também como prevenção desta, É importante alertar que não substitui o tratamento convencional (medicação e terapia). Algumas substâncias são imprescindíveis para a melhora do quadro; como o triptofano, magnésio, cálcio, piridoxina (vitamina B6), ácido fólico (vitamina B9), cobalamina (vitamina B12).

Conheça agora alguns alimentos que auxiliam na prevenção e no combate a depressão:

Oleaginosas (ex. nozes, castanha-do-pará) – impulsiona a atividade cerebral, por conter selênio

Frutas: por ser rica em triptofano, a banana deve ser consumida 2 a 3 unidades ao dia para auxiliar no combate a depressão e ansiedade. Melancia, abacate, mamão, limão ajudam na regulação do humor. Laranja e maçã possuem ácido fólico.

Mel – estimula a  produção da serotonina

Ovos – ricos em vitaminas do complexo B que ajudam no bom humor

Peixes – (ex. salmão, atum) – ricos em ácidos graxos ômega3. Diminui os riscos de depressão. Consumir no mínimo duas vezes na semana

Carboidratos complexos (cereais integrais, pão integral, aveia) – ricos em vitaminas do complexo B

Alface – rica em fosfato. Tem efeito calmante. Combate o cansaço, confusão mental

Verdes folhosos escuros (ex. espinafre, agrião, couve) – rica em ácido fólico e magnésio ajuda a combater o estresse e auxilia na produção de energia.

Grão-de-bico – conhecido como o alimento da alegria, por sua alta taxa de triptofano, aumentando a produção de serotonina.

Abóbora – rica em vitamina B6 e ferro auxiliando na regulação do humor

Leite e iogurte – o cálcio do leite está associado na diminuição da irritabilidade, juntamente com o magnésio




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