Fitoterápicos, termogênicos, ansiolíticos, suplementos


Matéria – Auxiliares no emagrecimento

por Dra. Adriele Barcelos – Nutricionista MG

O mercado de alimentação teve uma explosão muito grande de produtos, suplementos, fitoterápicos, etc, estes prometem ganho de massa magra, emagrecimento rápido, uma pele, cabelos e unhas firmes uma beleza perfeita. De fato há bons produtos, que contribuem sim para um resultado excelente de acordo com o objetivo.

Entretanto vale ressaltar que eles são AUXILIADORES e não a fórmula mágica que vai trazer o resultado esperado sem nenhum esforço por parte do indivíduo. Muitos gastam com diversos suplementos, usa a receitinha do vizinho, da amiga, da tia, etc.. mas não mudam o estilo de vida, não quer abrir mão de hábitos errados e não procuram uma orientação profissional e assim agridem seu corpo e não obtém resultados eficazes e duradouros.

No processo de emagrecimento, por exemplo, é necessário um balanço energético negativo isso é gastar mais do que consumir, ou seja, dieta hipocalórica e prática de atividade física.
Dentre os produtos que contribuem para o emagrecimento encontramos os termogênicos, os ansiolíticos, os sacietógenos, supressores do apetite e os redutores da absorção.
Confira alguns suplementos que podem contribuir para o processo de emagrecimento, ressalto ainda que estes não são os únicos encontrados no mercado, hoje temos diversos, mas trouxe pra vocês alguns que tem mais evidências científicas.

Termogênicos: Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, assim aceleram o metabolismo e auxilia no processo de emagrecimento.
Dentro dessa classe temos:

Capsaicina - Capsiate-TG®:  de pimentas vermelha principalmente a malagueta – suplemento patenteado que tem menor agressão ao estomago e também não tem tanta ardência na boca.
Ação: Promove aumento de termogênese, aumento do consumo de energia corporal; diminui o acúmulo de gordura corporal; eleva a temperatura corporal e o consumo de oxigênio em humanos e consequentemente aceleração do metabolismo lipídico.
Contra indicações: gastrite e hemorroidas.

Sinetrol: é um extrato patenteado de frutas alimentícias cítricas (laranja vermelha, toranja e citrus) e extrato de guaraná.  
Ação: Inibe a Catecol-metil transferase, inibibe a fosfodiesterase, estimula receptores beta contribuindo para a lipólise.
Contra-indicações: crianças, adolescentes, gestantes, cardiopatas , insônia, gastrite e úlcera.

Chá verde (Camellia sinensis): tem ação lipolítica não apenas pela presença das catequinas, mas também por possuir cafeína e devido essa associação é que promovem um maior efeito lipolítico quando comparado somente ao uso da cafeína isolada. Por isso o uso de chá verde no emagrecimento parece ser mais eficaz que o chá branco por ele combinar as epigalocatequinas com a cafeína.

Erva Mate (Ilex paraguariensis): Retardo do esvaziamento gástrico (38 para 58 min), Redução do Quociente Respiratório - QR, devido ao aumento da oxidação de gordura,
favorece a redução da gordura visceral.

Citrus aurantium: Efeito termogênico equivalente ao da efedrina. Estimula os receptores beta adrenérgicos, contém beta-agonistas e tem sido reportado seu efeito na redução do peso.
Contra indicação: arritmia, cardiopatas, hipertenso, insônia, úlcera, problemas gástricos.

Óleo de coco: não é um suplemento mais um alimento, rico em triglicerídeo de cadeia media e acido láurico. Gera aumento do gasto energético, determinado através de calorimetria indireta; redução da gordura abdominal, comprovada através de ressonância magnética nuclear.
Contra indicação: indivíduos com esteatose hepática.

Ansiolíticos

Uma das maiores dificuldades para contribuir para adesão ao tratamento é a ansiedade que os pacientes relatam em relação com consumo alimentar, principalmente mulheres. Muitos comem não por apetite, mas por ansiedade. Com o suplemento podemos minimizar a ansiedade.
Griffonia simplicifolia: A Griffonia gera uma significante redução da vontade de ingerir carboidrato e gordura juntamente com diminuição do peso. Devido o aumento da síntese de serotonina cerebral.
Contra indicação: Não devem ser associados a medicamentos antidepressivos.

Triptofano – precursor da serotonina e sua deficiência se relaciona com a depressão e agressividade. A elevação da serotonina promove uma diminuição da ansiedade e da compulsão por doces e carboidratos. Com suplementação podemos diminuir essa compulsão.

Sacietógenos – estimula a saciedade
Slendesta – é um extrato de proteína da batata natural, retirado de batatas brancas, composto de IP2 (Inibidor de Proteinase), um ingrediente sacietógeno. É um ingrediente dietético definido pelo Dietary Supplement Health and Education Act em 1994, sendo caracterizado como seguro para a administração.
Função: liberada nas células que revestem todo o intestino delgado atua no cérebro promovendo sensação de saciedade auxilia na perda de peso.

Whey protein – caracteriza por ser de rápida e fácil digestão, contem maior teor de triptofano entre todas as fontes proteicas, ou seja, estimula a saciedade pelo aumento da serotonina, alguns autores, atribuíram efeitos comportamentais da ingestão dessa proteína no apetite, na saciedade, no humor, na percepção da dor e no ciclo de dormir e acordar.
Glucoman (Amorphophallus Konjac): Sua capacidade de absorção de água e formação de uma massa gelificada compacta, no nível do tratogastrointestinal, proporciona uma plenitude gástrica reconhecida pelo hipotálamo.
Precauções: O uso em excesso pode causar constipação.

Colágeno hidrolisado pode promover saciedade no nível gástrico e no lúmen intestinal, age no hipotálamo que pode promover saciedade dessa forma também. Tem efeitos benéficos também para a pele, canelos, unhas.

Slim shots: Partículas revestidas que conseguem alcançar o íleo. Processo patenteado de emulsão de óleo de palma, de óleo de aveia. Quando estas partículas revestidas passam pelo trato gastrointestinal e chegam no íleo, não digeridas, ativam o sinal de que o corpo está satisfeito (liberação de GLP-1). Sensação de saciedade por mais de 8 horas, auxilia na redução do consumo de alimentos entre refeições, aciona o mecanismo de controle natural de apetite, eficaz na manutenção do peso e circunferência da cintura após um programa alimentar (efeito sanfona).


Redutores da absorção

Faseolamina: é uma glicoproteína inibidora da aminalase, ou seja, inibe a absorção do amido (reserva energética dos vegetais) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, etc. Desta forma, faseolamina ajudaria no emagrecimento ao diminuir a absorção de calorias de alimentos de origem vegetal. Além disso, faseolamina também poderia auxiliar o tratamento de pacientes com diabetes mellitus não dependentes de insulina.

Cassialamina: Extraída da planta Cassia nomame, da família das leguminosas, que contém em seus frutos cinco compostos flavonóides que possuem a capacidade de inibir a enzima lipase.

Punica granatum (ROMÃ): Estudos conduzidos em animais e em seres humanos têm demonstrado o potencial do extrato de Punica Ganatum em auxiliar no tratamento da obesidade e do sobrepeso e atividade antioxidante, atuando na diminuição da ingestão energética, percentual de gordura, inibição da absorção intestinal de gordura nos ratos, redução significativa do apetite nos ratos alimentados com dieta rica em gordura.

Hoje o profissional nutricionista pode contar com os benefícios destes produtos contribuindo assim com o emagrecimento saudável juntamente com a reeducação alimentar. Lembrando que estes são coadjuvantes, que isoladamente não possuem efeito significativo na redução de peso e gordura corporal e não sugere nenhuma suplementação, é um texto informativo.
Ahh aí vai uma receitinha com alimentos termogênicos.

Receita

SUCO ACELERADOR
Ingredientes:
• 1/2 maçã com casa e sem semente
• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
• Suco de 1/2 limão
• 1 colher (chá) de farinha de linhaça dourada
• Adoçar a gosto com mel, açúcar ou adoçante

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e tome gelado no café da manhã


Referencias:
Heine WE, Klein PD, Reeds PJ. The importance of μ-lactalbumin in infantil nutrition. J Nutr 1991; 121:277-83.
Yogman MW, Zeisel SH, Roberts C. Assessing effects of serotonin precursors on newborn behaviour. J Psychiatric Res 1982; 17:123-33
Hoyda TD, Smith PM, Ferguson AV. Gastrointestinal hormone actions in the central regulation of energy metabolism: potential sensory roles for the circumventricular organs. Int J Obes (Lond). 2009 Apr;33 Suppl 1:S16-21.  

Lemaire PA, Adosraku RK. An HPLC method for the direct assay of the serotonin precursor, 5-hydroxytrophan, in seeds of Griffonia simplicifolia. Phytochem Anal. 2002 Nov-Dec;13(6):333-7.

Sale C, Harris RC, Delves S, Corbett J. Metabolic and physiological effects of ingesting extracts of bitter orange, green tea and guarana at rest and during treadmill walking in overweight males. Int J Obes (Lond). 2006 May;30(5):764-73.
Freitas HCP, Navarro F. O chá verde induz o emagrecimento e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. 2007; 1(2): 16-23.
Funck Efettos anti-obesdade der erva-mate Illex paraguariensis) em camundongos. Dissertação de Mestrado (Strictu Sensu), Universidade Sao Francisco, 2008.




0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO