Orientações Alimentação Saudável


por Dra. Henriqueta Mendes – Nutricionista RN


Coma quatro ou cinco vezes por dia: Fazendo isso você consegue controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

Coma a intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada três horas.

Coma devagar e preste atenção ao que come: Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear o que come.

Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos permitidos: Os alimentos devem ser ingeridos em quantidade e qualidade adequadas para suprir todas as necessidades nutricionais sem excesso de calorias.

Beba bastante líquido: água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se. Evite o consumo excessivo de café, refrigerantes e sucos industrializados.

Não adote dietas radicais: Você não vai agüentar por muito tempo e voltará rapidamente para antigos e maus hábitos alimentares.

Evite o uso de óleos e temperos industrializados para temperar as saladas: se quiser pode usar um fio de azeite, mas abuse mesmo dos temperos aromáticos como orégano, manjericão, cheiro verde, louro, pois deixarão a salada mais saborosa.

Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho, ao invés de açúcar. 

Dê preferência às carnes magras e sem gordura visível: pois possuem menos gordura e menos calóricas como peixe, frango (partes magras e sem pele), peru, patinho, contra-filé. O modo de prepará-las também é importante: cozidas, grelhadas ou assadas.

Evite enlatados, temperos industrializados, apresuntados e defumados: eles são ricos em sódio e perigosos para pessoas com predisposição a pressão alta.

Cuidado com os produtos light e diet: apesar de apresentarem redução de algum nutriente, nem sempre, esta restrição é em calorias ou gorduras.

Movimente-se: Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal, bom dia

Me chamo Fernanda, tenho 22 anos e estudo na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde faço meu trabalho de conclusão de curso sobre alimentos naturais/saudáveis produzidos por alguma indústria (Pepsico, Coca-Cola, Kraft, Nestle, Danone, etc).

Gostaria de solicitar a gentileza, aos que puderem, que respondam a pesquisa que segue no link abaixo.

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dEdqbmM4RVEwYndWNVJHcFdwbXVsYWc6MQ#gid=0

NÃO se trata de vírus e são apenas 8 perguntas, muito rápidas e simples de serem respondidas. Apenas peço a gentileza de que respondam apenas aqueles que COMEM/COMPRAM para a família algum tipo de alimento natural/saudável (barrinhas de cereais, arroz, biscoito, macarrão, iogurte, etc) feito por alguma empresa grande.

Se tiverem dúvidas, podem me enviar um e-mail no fefarusso@gmail.com

Desde já agradeço a gentileza,

Fernanda

2/5/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO