Os Benefícios do consumo de Ômega 3


por Dra. Maria Wladia De Sousa Fernandes – Nutricionista DF



A mudança de hábitos alimentares que vem ocorrendo no mundo desde a segunda metade do século XX, contribuíram para o surgimento cada vez maior de doenças crônicas como a Dislipidemia (distúrbio em que o individuo apresenta níveis elevados de Triglicerídeos, Colesterol total e LDL e/ou baixos níveis de colesterol HDL), Diabetes, Hipertensão e Obesidade.

O ácido graxo Ômega-3 contido abundantemente em peixes de águas frias e profundas, principalmente: cavala, sardinha, salmão, truta; nos frutos do mar, linhaça e sementes oleaginosas; vem sendo estudado e comprovado que o seu consumo ajuda no controle destas doenças, e para indivíduos saudáveis ajuda em seu combate.

Estudos realizados com diabéticos demonstram que o consumo de ômega-3 (ω-3) suplementado auxiliou o controle glicêmico.

Em pesquisa realizada em esquimós e dinamarqueses, os resultados encontrados foram que os esquimós apresentaram níveis de triglicerídeos 60% menor que nos dinamarqueses, essa diferença foi ligada ao fato do alto consumo de peixe pelos esquimós.

O ômega-3 possui ainda efeito vasodilatador, efeito este que tem se mostrado eficiente na redução da pressão sanguínea em pacientes hipertensos.

É importante destacar que o consumo destes alimentos deve ser moderado, pois possuem alto valor calórico, e sua suplementação só deve ser realizada com orientação de um profissional Nutricionista.


Fontes: Nassif-Haded A, Meriño IE. Ácidos grasos omega-3: Pescados de carne azul y concentrados de aceites de pescado, lo bueno y lo malo. Rev Cubana Med. 2003;42(2):49-55
Pozzan R, Pozzan R, Magalhães MEC, Brandão AA, Brandão AP. Dislipidemia, síndrome metabólica e risco cardiovascular. RSOCERJ 2004;17(2):97-104.

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