Conhecer Omega


por Dra. Adriele Barcelos – Nutricionista MG

Qual ômega devo ingerir?

O ômega 3 já é bem conhecido, mais e os outros ômegas você já conhece? Se não conhece vamos conhecer agora os que encontramos no mercado. Afinal o ideal é que nossa alimentação seja bem variada para obtermos todos os nutrientes necessários, neste caso teremos os benefícios de vários ômegas e nossa saúde agradece !!

Os ômegas são ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras boas que precisamos ingerir por meio da alimentação, pois nosso organismo não produz. Estudos mostram que os ômegas podem diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), protegem o coração e funcionam como antioxidantes, prevenindo incidência de câncer e envelhecimento precoce. Além disso, são altamente emolientes, o que facilita o trânsito intestinal, sendo indicado para prisão de ventre ou intestino preguiçoso. Veja um a um e descubra qual está faltando na sua alimentação.

Ômega-3
Um astro dos ômegas (rsrs). Considerado um santo remédio natural. Ele dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios, diabetes, resistência à insulina, obesidade, hipo ou hipertireoidismo, combate a osteoporose, melhora o funcionamento das atividades do cérebro, como memória, raciocínio em adultos e crianças, além de evitar doenças autoimunes, como lúpus, rosácea, têm um efeito protetor sobre a retina, redução da pressão arterial, acidente vascular cerebral (derrame), asma. Alguns estudos também indicam que o Ômega 3 traz benefícios para o humor.
Fontes alimentares: é encontrado em grande quantidade no óleo de linhaça e em menor no óleo de canola e óleo de soja. Encontramos também em cápsulas.

Ômega-6
Este ômega é bem comum, sendo encontrado facilmente na nossa alimentação (carnes, ovos, leite), principalmente no óleo de girassol. Ele auxilia na cicatrização, evita queda de imunidade, atenua queda de cabelo e pode aumentar a queima de gordura corporal. Mas ele só tem esses benefícios quando consumido em quantidade adequada e não em excesso como acontece nos dias de hoje. A alimentação ocidental nos leva a ter altos consumos de ômega-6, o que leva a um desequilíbrio metabólico, podendo aumentar ainda mais os processos inflamatórios (diabetes, obesidade etc). Como evitar esse desequilíbrio? Devemos ingerir doses maiores de ômega-3 no dia-a-dia, equilibrando os efeitos desses dois nutrientes.

Ômega-7
Pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes e, por isso, é ótimo para a pele e para a limpeza de pele. Encontramos o ômega-7 no óleo de macadâmia. À medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui e, uma boa alternativa é  substituir o seu gel de limpeza de pele, pelo óleo de macadâmia. Com essa atitude você vai ter uma pele (principalmente a do rosto) mais viçosa.

Ômega-9
Esse aqui pra quem deseja afinar a cintura é excelente, pois participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal.
Fontes alimentares: no azeite de oliva extra virgem e no óleo de coco.

Agora você deve estar pensando e se perguntando mais eu preciso de todos!! (rsrs). Como que eu faço?
Uma maneira de obter todos os benefícios de maneira prática e econômica é fazendo um mix de óleos funcionais e usar no lugar do azeite puro de todo dia. Veja algumas receitas.

Opção para a turma sem tempo: Se você está com os horários desorganizados e não consegue montar, vá a uma loja de produtos naturais, pois já encontramos algumas opções prontinhas no mercado e não compre os que estiverem em embalagens claras ok.

Ingredientes
100 ml óleo de azeite de oliva extra virgem
200 ml óleo de linhaça prensado a frio
200 ml de óleo de gergelim

Modo de fazer: Misture os óleos no galeteiro e aromatize com folhas frescas de manjericão e de alecrim. Procure não aquecer esse mix.

Ingredientes
250 ml óleo de linhaça
100 ml azeite de oliva orgânico
1 anis-estrelado
1 cardamomo
7 pimentas-rosa
7 sementes de coentro
1 col. (café) de sálvia seca
1 pitada de flor de sal
1 pitada de alho seco

Modo de fazer: Misture os óleos no galeteiro e use em saladas.
Mix de óleos para a pele
Ingredientes
100 ml óleo de castanha do Pará
100 ml óleo de amêndoa 100 ml de óleo de macadâmia
Preparo : Misture os três óleos no galheteiro de vidro escuro e aromatize com folhas frescas de tomilho. Procure não aquecer esse mix. Você pode usar tanto na salada quanto na pele.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO