Mito: Carboidrato a noite engorda


por Dra. Mariana Fantini – Nutricionista SP

Hoje estou aqui para esclarecer esse grande mito sobre o carboidrato e finalmente deixar sua consciência mais tranqüila.

Primeiro vamos esclarecer o que são os carboidratos. São nutrientes que nos dão energia para as atividades do dia a dia, ajudam no funcionamento do intestino com suas fibras e fornecem energia para que nosso corpo continue funcionando durante o sono à noite. Eles estão presentes nas frutas, verduras, massas, pães, arroz, milho, doces, aveia, cevada, tubérculos, etc.

O que realmente engorda é o consumo alto de calorias, ou seja, se consumirmos mais calorias do que precisamos iremos engordar. Não importa se essas calorias vem dos carboidratos ou de outros nutrientes.

Os carboidratos são vistos como grandes vilões na alimentação, mas isso é injusto porque os outros nutrientes são igualmente acumulados no organismo se consumidos em excesso.

Sabemos que quando dormimos nosso corpo diminui o ritmo, ou seja, o metabolismo. Portanto, é indicada a ingestão de refeições mais leves durante a noite, com menor quantidade de gordura e carboidratos.

De qualquer forma não se deve comer e deitar em seguida porque isso causará grande desconforto. Portanto, se você fizer uma refeição leve e esperar cerca de 1:30 horas a 2 horas para dormir não sentirá desconforto nenhum.

As fibras presentes nos carboidratos ajudam a prolongar a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Não se engane, quando falta carboidrato na alimentação o organismo reclama porque está faltando energia e você pode acabar consumindo mais que o necessário.

Portanto, se você quer emagrecer ou mesmo manter seu peso não faça restrição do carboidrato. A melhor alternativa é ter uma alimentação saudável e equilibrada aliada à prática de atividade física.

Realize 3 refeições principais e faça pequeno lanches durante o dia. Assim, você terá hábitos mais saudáveis e uma vida melhor!!!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO