Oleaginosas benefícios calorias


por Dra. Laíse Reimão Barreto Nutricionista SE



Você que gosta das oleaginosas deve se descabelar no momento da dieta né? Mais isso não é mais um problema!! Dá para você incorpora-las na sua dieta e não ficar com sentimento de culpa. Aqui você saberá como!
No lanche da manhã ou da tarde você pode ingerir 2 unidades por dia de castanha de caju, 1 de castanha do Pará conhecida também como castanha do Brasil e 1 noz ou amêndoa. Para melhorar é bom associá-las com algum alimento fonte de vitamina C como um suco de acerola, limão, maracujá, caju entre outras, para ajudar no combate ao radical livre.
As oleaginosas são ricas em fibras o que dá a sensação de saciedade; ajudam a diminuir os níveis sanguíneos de LDL (colesterol ruim); aumentam os níveis de HDL (colesterol bom); possuem ação antioxidante, são ricos em vitamina E, e minerais, como o potássio, magnésio, zinco, ferro, selênio, e ácidos graxos mono e poliinsaturados, possuem ômega 3.
Estudos vem mostrando que a ingestão moderada de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas provenientes das oleaginosas pode levar à diminuição do LDL, aumentar o HDL, e com isso promove o efeito protetor ao coração. "E mais: a introdução das oleaginosas no dia-a-dia pode estar relacionada à prevenção do diabetes tipo 2". 
Uma nota importante: elas são bastante calóricas, e a quantidade pode variar de pessoa para pessoa e procurar um NUTRICIONISTA é sempre válido.

1 comentários:

Edna Melo disse...

Parabéns, mais uma vez, pelo site maravilhoso!!! Fiz um post no culinariafuncional sobre essa matéria, que ficou fantástica! Bjos, Edna.

9/6/12

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