Quais os Alimentos Termogênicos ?


por Dra Juliana da Silveira Gonçalves – Nutricionista RS


Entenda os alimentos termogênicos

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, isso inclui o nosso  processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico, ou seja, são aqueles que apresentam dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia para realizar a digestão.  Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém existem alguns que se destacam mais que os outros porque induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado gastando, assim, mais caloria. 
Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico: as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento  e obesidade.
No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições, quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular; gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 
Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, são apenas indicações. Outra coisa importante a ressaltar é que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. 



Conheça alguns destes alimentos:



·   Pimenta: A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Pode-se utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.



·   Chá verde: Possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. O indicado é iniciar com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

Gengibre: Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Pode-se mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

Canela: Melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Pode- se colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela.


               É bom esclarecer que a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.



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