Dicas Educação Alimentar Crianças


Coluna “Help Dieta” pela Dra Gabrieli Comachio

10 Erros que não devemos cometer na educação alimentar dos nossos filhos.
1. Dizer Sempre Sim: A criança precisa de limites! Liberar um dia por semana para guloseimas é preciso que ela tenha Auto Controle.
2. Horário das Refeições: o ideal são 6 refeições diárias,  evitar as beliscar doces, chocolates e guloseimas fora desses horários.
3. Ameaçar as Crianças: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
4. Oferecer comida como recompensa. “Coma todas as verduras para ganhar a sobremesa”, passa a ideia de que comer as verduras não é bom e que a sobremesa é o melhor.
5. Brincar com a Comida: Hora de comer é hora de tranquilidade e concentração na mastigação, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha depois.
6. Ceder ao primeiro “Não gosto disso”: as crianças tem uma tendência a dizer que não gostam de uma comida que ainda não experimentaram. Por isso deve-se ofertar varias vezes o mesmo alimento, sempre variando as preparações. Por ex: beterraba crua, ralada, cozida, suco, no feijão, panqueca.
7. Substituir Refeições por Leites enriquecidos: Quando a criança não quer comer o arroz e feijão, então colocar a mamadeira no lugar é o maior erro. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a ida a um fast food como se fosse um “Programão”. Isso passa a imagem que a comida de casa é sem graça, e faz com que a criança entenda que o gostoso é sempre comer fora.
9. Não variar o cardápio da casa: A criança só come arroz e carne, então passa o dia todo tomando leite e comendo a mesma coisa. Vai faltar nutrientes e fibras nessa alimentação.
10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar tomar sucos, cortar os sorvetes e os pais beberem refrigerantes.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO