Diferença entre Diet e Light


por Dra. Francielle Arruda Rampelotti – Nutricionista SC

O consumo de alimentos nas versões Diet e Light está aumentando cada vez mais. No entanto, existem diferenças fundamentais que devem ser observadas antes de se comprar um produto com uma dessas palavras na embalagem. Aprenda como fazer isso:



Fique atento:

v  Um produto diet pode ter 0% de açúcar, mas continuar tendo o mesmo número de quilocalorias que o produto tradicional.

v  Os produtos light são os mais indicados para aquelas pessoas que querem perder peso, pois geralmente seu valor energético é menor.

v  Como os produtos diet foram desenvolvidos para atender pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten), não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, qual substância foi retirada ou substituída na fórmula.

v  Consumir apenas alimentos diet ou light NÃO é sinônimo de Alimentação Saudável. Lembre-se de que uma alimentação saudável deve ser composta de alimentos que vão garantir suas necessidades de energia, proteínas, vitaminas e minerais (Carnes, leite e derivados, cereais, frutas e vegetais).

v  É fácil confundir diet e light. Por isso, sempre leia os rótulos com atenção para saber qual tipo de produto é mais adequado ao seu perfil.

Referências:
ANVISA. Portaria SVS/MS 29, de 13 de janeiro de 1998.
FREITAS, S. M. de L. Alimentos com alegação diet ou light: definições, legislação e implicações no consumo. São Paulo: Atheneu, 2005. 138 p.
                     

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