Alimentação para Corredores


Corrida de 10k: como a nutrição pode ajudar?

Dominando as ruas das grandes e pequenas cidades a corrida de rua já é um dos esportes preferidos das pessoas.
Não é difícil ver nos domingos de manhã milhares de pessoas disputando uma prova, ou mesmo nos parques ou ruas da cidade. A corrida de 10k é uma das preferidas já que não exige tanto do corpo como uma meia maratona ou maratona. Porém não é porque a distancia é menor que não temos de nos preocupar com treinamentos adequados e obviamente com uma alimentação voltada para essa distância, e é justamente nesse ponto que a nutrição irá ajudar provendo diversos benefícios, entre eles, a diminuição do cansaço, a melhora da performance e a recuperação do atleta.
A alimentação antes da prova é de fundamental importância para que todos esses benefícios sejam alcançados. A refeição deve ser leve, com pouca quantidade de gordura e proteína já que elas prejudicam um pouco a digestão causando mal estar, caso for colocar uma fonte desses nutrientes sempre optar pelos mais magros como peito de peru, queijo branco ou ricota. O nutriente principal é o carboidrato (pão, torrada, biscoito, geléia, frutas sem casca e bagaço, batata, macarrão e mandioca) já que é ele que fornece energia para o organismo. Evitar também o consumo de muita fibra, pois pode ocorrer algum desconforto gastrointestinal durante a prova. É importante lembrar que dia de prova não é dia de testar nada, então coma o que está habituado a ingerir nos dias de treino, deixe os testes para esses dias.
Durante a prova não há necessidade de repor nenhum nutriente já que é uma prova considerada curta. A única coisa em que o atleta tem que se preocupar é em se hidratar consumindo goles de água durante toda a prova.
Após o termino da prova o importante é descansar, se hidratar e fazer um lanche com fontes de carboidratos e proteínas melhorando assim a recuperação muscular. Seguindo todos esses passos você estará preparado para fazer uma ótima prova e conseguir superar seus objetivos. Boa Prova !

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