Como começar Alimentação Saudável


Com o aumento da expectativa de vida e a  crescente mudança do estilo de vida das pessoas refletiu diretamente no padrão do hábito alimentar. Atualmente as pessoas preocupam-se muito com diversas coisas deixando a alimentação em segundo plano não dando a devida atenção ao simples ato de alimentar-se. Percebe-se pressa, ansiedade, busca pela praticidade....estão sempre em busca de um facilitador e preferencialmente agregado a algum facilitador associado a algum  tipo de prazer. Optam muitas vezes por lanches prontos, fast food e comidas industrializadas, pois em essência são práticos e saborosos..porém pouco nutritivos e muito calóricos. Quanto maior a ingestão desses alimentos maior a ânsia por um corpo saudável e um peso dos sonhos...
A medida que se come cada vez mais de forma inadequada maior é o desejo e a busca por uma forma física que representa estar muito além da capacidade e do alcance humano.
Comer vicia e causa compulsão. Quanto  mais comemos, mais queremos comer. Necessitamos de mais calorias, mais sabor, maiores quantidades e maiores tamanhos. A indústria por sua vez capta estas informações e torna desejos em realidade, produzindo alimentos em maior escala, mais saborosos, com maiores prazos de validade e até mesmo em embalagens tamanho família, para “viciar” a família toda.
Consequência disso são pessoas com sobrepeso, obesidade, problemas de saúde, depressão, ansiedade, problemas de ordens neurológicas entre outros....e a maior questão é como retroceder no comportamento alimentar e renegar a todas essas tentações?
Antes de tudo é preciso conscientizar-se que temos necessidades metabólicas e orgânicas e que a alimentação é permeada por padrões definidos pela natureza e que quando não respeitado trará consequências danosas, graves e muitas vezes irreparáveis e irreversíveis. Questiona-se muito sobre a satisfação pessoal em relação a forma física e a saúde e pouco tem-se feito para mudar hábitos e padrões estabelecidos.
Esses questionamentos tornam-se mais difíceis de serem respondidos a medida que os anos passam, pois com o avançar da idade temos nossas capacidades e funções metabólicas reduzidas. Ocorrem perdas muitas vezes associadas com o comportamento de toda uma vida desregrada, reduzindo a sobrevida a medida que os problemas de saúde surgem.
Para  ter uma alimentação saudável é preciso antes de tudo entender que ao “comer” estamos nutrindo nosso organismo, alimentando o nosso corpo e tudo o que for dado a ele será reflexivo, ou seja, realizando uma ingestão adequada de alimentos saudáveis o corpo reagirá positivamente, já os alimentos pobres em nutrientes e repletos de calorias trará outros efeitos ao metabolismo. A soma desse hábito alimentar certo ou errado ditará nossa condição de saúde.
E como está a sua alimentação e a de seus familiares? Se realmente deseja ter saúde e um bom desenvolvimento ao longo dos anos procure adequar sua alimentação. Procure um nutricionista e introduza mudanças sólidas no comportamento alimentar. Coma frutas, verduras, fibras, beba água e pratique atividade física frequentemente. Você verá que o bem estar e a qualidade de vida serão seus principais companheiros e a saúde sua maior aliada.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO