Dicas Dieta Acelerar Metabolismo




         
Nossos hábitos influenciam muito no metabolismo. O sedentarismo faz com que gastemos menos calorias, já a prática de exercícios e uma alimentação saudável ajudam nosso organismo a funcionar melhor.
         Como já sabemos, a mulher tem o metabolismo mais lento que o homem e a perda da gordura acumulada é mais difícil. Ainda, algumas condições como hipotireoidismo e deficiência de outros hormônios podem deixar o metabolismo mais lento.
         Mas o que é metabolismo? Ele é responsável pelo ritmo que as calorias consumidas são queimadas e pela velocidade com a qual gastamos ou acumulamos essas calorias.
         Nosso metabolismo sofre muitas influências como idade, sexo, hereditariedade e quantidade de músculo no corpo.
Hoje vou dar algumas dicas de hábitos e alimentos que podem acelerar o metabolismo e ajudar o organismo a funcionar melhor.
O músculo gasta mais energia para trabalhar que a gordura, mesmo em repouso. A prática de atividade física regular com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular ajuda a manter o ritmo do metabolismo em longo prazo.
Fazer refeições regulares e fracionadas durante o dia, com porções menores ajudam o metabolismo a funcionar melhor. Se você passa muito tempo sem se alimentar o corpo fica sem saber quando receberá nutrientes novamente e passa a economizar energia. Além disso, quando você faz lanches tende a consumir menor quantidade de comida nas principais refeições, levando a uma diminuição da quantidade de calorias diárias. Investir nos alimentos integrais é de grande valia, porque alimentos com bastante fibra são mais difíceis de digerir e fazem o corpo gastar mais energia.
Os alimentos termogênicos são alimentos de digestão mais difícil que levam o organismo a trabalhar mais para fazer a digestão. A seguir, os principais alimentos que aceleram o metabolismo:

Pimenta vermelha
Gengibre
Chá verde
Chá branco
Vinagre de maçã
Cafeína
Guaraná
Produtos derivados do cacau
Canela
Linhaça
Brócolis
Couve
Abacaxi
Mostarda
Alimentos condimentados e termogênicos não devem ser consumidos por pessoas hipertensas e com problemas gastrointestinais.
Não podemos deixar de falar sobre a água. Muito importante para o funcionamento do nosso organismo deve ser consumida ao longo do dia, sendo a recomendação diária de 8 a 10 copos. Consumir água gelada ajuda a acelerar o metabolismo porque nosso corpo fará com que a água consumida alcance a temperatura ideal para ele, consequentemente, trabalhando mais.
Dormir bem também interfere na velocidade do metabolismo. Dormir menos que 8 horas por dia diminui o metabolismo de carboidratos fazendo com que você acorde sem energia e disposição para as atividades diárias. Além disso, dormir mal prejudica a produção do hormônio do crescimento que ajuda a regular a proporção entre massa magra e gordura, na fase adulta, fazendo com que se perca massa magra.
Vimos que para acelerar o metabolismo é necessário aumentar a massa muscular (sem necessariamente parecer musculoso), comer mais vezes ao dia em porções menores, beber água suficiente e dormir bem. Todas essas mudanças na sua rotina com certeza farão com que você tenha melhor qualidade de vida. Faça o teste!

Pesquisadora PROTAD - IPq / HCFMUSP

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