Gestação Saudável dicas


por Dra. Flavia Francellino - Nutricionista SP

CUIDADOS NA GRAVIDEZ




Sabemos que o assunto gravidez é de todo interessante para muitas mulheres que, em nossa atual sociedade, muitas vezes adia este sonho em prol de consolidar- se no mercado de trabalho. Há de surgir então, questões que abordam este tema quanto à idade, pré- natal, peso pré- gestacional, e, sobretudo, nutrição materna, principal assunto exploratório deste.
Quando falamos em idade gestacional, sabe- se que o período mais adequado para se ter um filho situa-se entre seus 20 e 29 anos de idade, com ressalva para o detalhe que a idade em que a mulher se encontra é crucial para implicar em riscos tanto para sua saúde quanto para a saúde do concepto.
Considero importante citar também a dúvida de muitas: ganho de peso! Muitas, temerosas em ganhar quilinhos extras se privam não apenas de uma mera refeição, mas sim, de nutrientes importantíssimos para a sua saúde quanto para a saúde do concepto. Estudos mostram que o ganho de peso durante a gravidez deve estar em torno de 12kg, isto para mulheres de peso normal em relação a sua altura. Se desnutrição, o ganho de peso deve ser maior para haver recuperação do peso e se existir excesso de peso, ainda assim, não deverá haver privações como também não deve haver exageros!
Por fim, é muito válido lembrar que deficiências ou problemas de saúde devem ser sanados, sempre acompanhados de profissionais especializados. Isto implica em se atentar para estado de anemia, hipertensão e diabetes. Se hábito quanto ao fumo, deve ser evitado: o principal efeito prejudicial do fumo está relacionado pelo efeito de diminuir o peso fetal. Também evite bebidas alcoólicas, que pode implicar em desenvolvimento fetal alterado.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO