Imagem Corporal


por Dra. Renata Rabelo Nutricionista SC



A obsessão por um corpo magérrimo leva muitas pessoas a distúrbios alimentares,sendo mais comum em mulheres. A pessoa se olha no espelho e vê uma figura obesaque não corresponde à realidade. Isso é o que acontece na 

Anorexia nervosa  é a preocupação exagerada com o peso e insuficiente ingestão alimentar.
Bulimia nervosa  é o comer compulsivamente, e em seguida induzir o vômito. 

Sinais de alerta que podem ser chamados de comportamento de risco, pois o individuo jáapresenta alguma alteração do comportamento antes da doença estabelecida. Afamília precisa observar, especialmente, as meninas que disfarçam oemagrecimento usando roupas largas e se recusam a participar das refeições em família; algumas profissões são consideradas de risco para o desenvolvimentodos transtornos alimentares, como bailarinas e modelos, devido a pressão quesofrem para a redução do peso corporal. O ideal de beleza que a sociedade e osmeios de comunicação impõem está associado à magreza absoluta. É preciso olhar para esses apelos com espírito critico e bom senso para não se deixar levar pelamensagem enganosa que possam expressar. 

Nãoé tão simples perceber quando uma pessoa sofre de transtornos alimentares. Otratamento é complicado, pois o individuo não aceita que esta doente, e se dizestar bem com a situação atual, a detecção precoce desses transtornos éfundamental. Infelizmente, não se conhecem métodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Seria necessário um empenho dasociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e àmagreza.

Énecessário Sim cuidar da sua saúde através de uma alimentação balanceadadiariamente. O trabalho de uma equipe multidisciplinar da área da saúde éessencial para a sua saúde física e psicológica não seja prejudicada. 

Site: www.renatarabelo.com 

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO