Calor e Baixa Umidade Dieta


Cuidados básicos no calor e baixa umidade do ar

por Dra. Priscila Walker – Nutricionista BA


O calor chegou! Todos sabem o quanto esta época é quente e como nosso organismo sofre, não é? E a água é importante para o crescimento e também para o bom funcionamento do organismo, especialmente intestino, rins e bexiga. Em se tratando de crianças a oferta de água merece um cuidado redobrado, pois elas não possuem a capacidade de regular a temperatura corporal como os adultos. As crianças não liberam o calor com facilidade e ainda absorvem o calor do ambiente com mais intensidade.
         A sede não é um bom sinal, esta situação indica um início de desidratação, é interessante ofertar sempre água antes de a criança sentir sede. Preste atenção se seu filho está cansado, quente demais, com olhos fundos, boca ressecada e urina muito escura, estes são sintomas de desidratação.
              Estimule seu filho a consumir líquidos na forma de água, sucos, chás, faça sucos coloridos, utilize copos chamativos, canudinhos, faça cubinhos de gelo com o suco ou picolés de suco natural.
              Não ofereça líquidos durante as refeições para que a criança não diminua o apetite, evite refrigerantes, sucos artificiais, excesso de açúcar nos sucos e leites e bebidas com cafeína. O alto teor de açúcar dificulta a reidratação pois diminui a absorção do líquido.
                A recomendação das DRI’s (Dietary Reference Intakes) é que a ingestão de água para crianças de 1 a 3 anos de idade seja de 1,3 litros por dia e crianças de 4 a 8 anos 1,7 litros por dia. Mas lembre-se que caso a criança tenha um maior esforço físico ou esteja com febre, resfriado, diarréia, o consumo de água deve ser maior.  E os adultos devem consumir de 2 a 3 L de líquidos ao dia.
               Atenção às roupas! Como as crianças, quase sempre, não escolhem a própria roupa, tome cuidado em vesti-las com roupas leves e frescas. Evite mangas longas, sapatos fechados, tecidos quentes, jeans, roupas apertadas e escuras.
            Se possível utilize umidificadores ou espalhe bacias com água ou panos molhados pela casa.
Cuide-se!


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