Dieta Anemia Megaloblástica

por Dra. Edlayne Gomes - Nutricionista Piauí




Deficiência de ácido fólico ou B12

 Nestes tipos de anemia, a divisão celular é lenta, porém, o desenvolvimento citoplasmático ocorre normalmente, de modo que as células tendem a ser grandes. Na deficiência de ácido fólico pode ocorrer: glossite (inflamação da língua com dor e vermelhidão), anorexia, perda de peso, diarreia e queda de cabelo. 

Na deficiência de B12, o quadro clínico é semelhante ao do ácido fólico, acrescido de manifestações neurológicas: torpor e parestesia nas extremidades, fraqueza, irritabilidade e amnésia. Pela alta frequência de glossite, os alimentos não devem ser irritantes da mucosa oral, para que a anorexia seja corrigida. 

Prefira consumir alimentos ricos em ácido fólico, como agrião, brócolis, espinafre, couve, alface, fígado, carnes, feijão, aveia, centeio, iogurte, banana, melão, mamão, abacaxi, ovos, couve-flor, repolho, quiabo, lagosta, beterraba, pão integral, lentilha, tomate; também alimentos ricos em vitamina B12, como fígado, rim, leite, peixe, queijo, carne bovina; e lembre-se consuma frutas e vegetais frescos ou com pouco cozimento.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO