Intestino preso - "ressecado"


por Dra Mariana Anselmo Ramos – Nutricionista CE

Com a alimentação moderna que o nosso cotidiano vem nos proporcionando ou
muitas vezes nos “forçando” a ter, o órgão de função indispensável na absorção de nutrientes
é maltratado!
Sim, precisamos cuidar do nosso intestino diariamente com alimentação rica em fibras,
água e atividade física para que este sempre esteja regulado e funcione como “um relógio”.

Muitas pessoas sem informação adequada consomem alimentos ricos em fibras
insolúveis, mas não bebem a quantidade de água mínima recomendada durante o dia ou são
sedentárias. Assim, ficam sem entender o porquê de não evacuarem regularmente e acabam
recorrendo aos famosos laxantes.

BINGO! Os laxantes, mesmo os naturais, não agem de forma fisiológica no organismo e
podem levar a um “vício” caso sejam usados indiscriminadamente sem prescrição médica. Ou
seja, a melhor forma de ter um intestino regular é uma alimentação equilibrada, saudável, rica
em fibras e fracionada, associada à prática de exercícios físicos e consumo de água durante
todo o dia.

Algumas dicas:

- Substitua pães, massas em geral, biscoitos e cereais refinados por integrais;

- Consuma frutas com cascas quando possível (ex: maçã, pera, laranja com bagaço...)
pelo menos duas vezes ao dia e acrescente em cada porção uma colher de sopa de linhaça,
aveia em flocos, granola, quinua ou farelo de soja;

- No almoço e jantar use e abuse dos vegetais verdes folhosos na forma crua;

- Coloque na geladeira cerca de 4 garrafinhas de 500 ml com água filtrada para
consumo durante o dia. Se você passa o dia quase todo fora de casa, leve-a com você e deixe-
a cheia na mesa do trabalho ou faculdade, escola. Essa é uma ótima estratégia para beber mais
água sem perceber e saber a quantidade ingerida!

- Mastigue bem os alimentos, com calma durante as refeições. Para que esse seja
digerido com mais facilidade. Lembre-se: A digestão começa pela boca, em nossa saliva já
possuímos enzimas que já iniciam a nossa digestão;

- Evite alimentos constipantes em época de crise ou até se acostumar com uma rotina
mais saudável. Ex: Suco de limão, suco e fruta caju, suco e fruta goiaba, bicoito e preparações
em geral de polvilho, jabuticaba, doces, pães brancos, açúcar de mesa e outros ...

- Receitinha de coquetel caseiro laxativo: Faça um suco bem concentrado com pouca
água, somente o suficiente para bater no liquidificador, de mamão com laranja. Não coe o
suco da laranja, somente espreme-as e não retire os gominhos. Acrescente no final o caldinho

da ameixa preta (de conserva, para uso em bolos, doces) para adoçar. Caso a ameixa não
esteja com muito caldo, coloque-as em um pouco de água e deixa-as de molho por um tempo.

Tome o coquete de manhã e a tarde, cerca de 300ml (um copo duplo).

- Por fim, procure um educador físico que lhe oriente na prática de um bom exercício
físico que colabore na circulação sanguínea.

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