Mude seus hábitos NO SUPER SIZE ME

por Dra. Laíse Reimão Barreto Nutricionista SE


Pra começar temos que retirar os alimentos industrializados (processados, prontos e pré-cozido) da nossa refeição, pois neles são acrescentados altas quantidades de açúcar, sal e gordura para dar sabor, já que no seu processo acaba se perdendo o sabor original do alimento, e estes quando presentes em altas doses aumenta o risco de sobrepeso/obesidade, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, entupimento das veias e outras patologias. As gorduras usadas neste tipo de alimento,  são as gorduras saturadas, ou seja, as que aumentam os níveis de colesterol, provocando entupimento nas artérias e aumentando o risco de doenças coronarianas. Já o excesso de açúcar está ligado de forma direta com a obesidade, diabetes e na saúde dentárias. O excesso de sal é responsável pelo aumento da pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardíacas.
Para verificar os efeitos de uma dieta baseada em fast-food, o norte-americano Morgan Spurlock decidiu passar um mês se alimentando exclusivamente de hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. Colocando o seu próprio corpo à prova, alimentando-se apenas em uma rede de fast food, (TODA A SUA REFEIÇÃO É DESTA REDE INCLUINDO ÁGUA, FRUTA, CAFÉ, ETC, TUDO, TUDO) por um mês, com apenas três regras:

  * Sem opções: tinha que comer o que estava disponível;
  * Não podia comer o menu grande, exceto se oferecido;
  * Tinha que comer todos os itens do menu pelo menos uma vez.

No entanto, durante a sua cruzada, o seu estado de saúde foi se alterando, drasticamente, e Spurlock começou a sentir dores no peito e dificuldades em respirar, entrou em depressão, sofreu de insónias e com tremores. O seu fígado foi adoecendo e adquiriu esteatose hepática e o médico implorou-lhe que parasse. Estava no 20º dia. Mas ele persistiu e acabou com 12 quilos a mais e bem mais pobre. 

SUPER SIZE ME – A DIETA DO PALHAÇO (2004), documentário descrito acima. Lembre-se: este tipo de lanche de forma isolada não faz mal, ou seja, se você se alimenta de forma adequada, tomando um bom café da manhã, almoçar e janta adequadamente, fazer um lanchezinho desse de forma EVENTUAL não há problema, isso se você não tiver nenhum
problema de saúde. 

Escolha sempre refeições e lanches saudáveis contribuindo de forma positiva para a melhoria ou manutenção do seu estado nutricional.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO