Alimentação e Musculação


por Dra Juliana Menezes – Nutricionista SP

A procura por uma vida mais saudável, corpo mais bonito e qualidade de vida vem aumentando, cada pessoa procura o exercício que mais lhe agrada e entre eles com certeza está a musculação.
Uma atividade versátil, que permite aos praticantes diversos tipos de treino de acordo com o objetivo de cada um, que promove um ganho de massa muscular e aumento do gasto calórico em repouso. É uma atividade que só traz benefícios quando realizada com acompanhamento de um profissional capacitado.
Como a musculação permite diversos resultados dentro do objetivo de cada um, é de extrema importância saber qual é esse objetivo para a partir daí formular o plano alimentar, esses objetivos podem ser aumento de força, definição da massa muscular, emagrecimento, condicionamento físico ou o complemento de outras atividades, como a corrida ou a natação.
De um modo geral, todos os nutrientes são importantes, porém destacamos as proteínas (responsáveis pela construção muscular), os carboidratos e as gorduras "boas".
Sempre lembrando que nenhum nutriente pode estar em excesso ou diminuído. O que verificamos é que muitas pessoas aumentam muito o consumo das proteínas e se esquecem dos outros nutrientes. Lembrando que proteína em excesso também vira gordura e pode sobrecarregar os rins. Há também quem passe muito tempo na academia e quando chega em casa com muita fome acaba comendo mais do que o necessário, não conseguindo chegar no seu objetivo.
De modo geral a proteína deve estar presente em todas as refeições, inclusive nos lanches intermediários, suas fontes são leite e derivados, carne (principalmente magras e brancas), ovos e leguminosas (feijão, soja, lentilha).
Os carboidratos também devem fazer parte da alimentação, sempre priorizando os integrais, que são ricos em fibras e são absorvidos mais lentamente no organismo, sem esquecer também das frutas, verduras (ricas em vitaminas e minerais) e das gorduras "boas" presentes nas oleaginosas, abacate e azeite de oliva.
Uma refeição importantíssima para o praticante de musculação é a refeição pós-treino, onde serão repostos os nutrientes perdidos evitando assim a perda muscular. Nesse caso, podemos optar por carboidratos mais simples (batata, arroz, macarrão, pão) e uma boa proteína, sempre lembrando que essa refeição deve ser feita o mais próximo possível do termino do exercício.
Os suplementos também podem fazer parte dessa alimentação, como o whey protein, maltodextrina, dextrose, BCAA, entre outros. O importante é sempre ter orientação e saber o momento certo de usar, assim você vai conseguir os melhores resultados que eles podem te oferecer.
Bons treinos!
Dra Juliana Menezes
www.drajulianamenezes.com.br

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO