Comida Típica Sul-Matogrossense!


por Dra. Fernanda Tosi – Nutricionista MS


Aqui no Mato Grosso do Sul, a comida é típica interiorana, de fazenda mesmo. Campo Grande foi fundada a 113 anos por colonizadores mineiros que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e águas cristalinas, é uma cidade planejada e sua privilegiada situação geográfica, atraiu imigrantes  japoneses, libaneses, pessoas que vieram de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraguai, Nordeste, entre outros, fazendo sua própria cultura e gastronomia.
Aqui se come muito: o arroz carreteiro feito com charque ou com carne assada é servido quase sempre com ovo e mandioca frita, galinhada é feita de galinha caipira e servida com arroz com guariroba,  sopa paraguaia que não é sopa e sim um bolo, peixe de todos os tipos, o famoso sobá que é um prato típico japonês. Entre tantos, o churrasco ainda é muito apreciado na região, pode ser feito de todos os tipos de carnes, principalmente a bovina, de cordeiro e porco, e quase sempre é servido com mandioca amarela cozida.
Sem esquecer a bebida principal da região, o famoso Tereré.  Bebida feita com erva-mate e água gelada, socializa as pessoas nas famosas  rodas de tereré pela cidade, juntando os amigos para uma boa conversa.
Assim funciona o Mato Grosso do Sul uma grande capital com jeitinho interiorano!


Receitinha deliciosa de Sopa Paraguaia:
2 cebolas picadas em cubinhos
 4 colheres (sopa) de margarina
 2 latas de milho verde (eu gosto de usar aquele da Jurema, cozido no vapor)
 2 ovos inteiros
 500 ml de leite integral
 500g de queijo branco ralado grosso (eu gosto de usar aquele queijo meia-cura, sabe?)
 3 xícaras de fubá mimoso
 sal a gosto (depende do quão salgado estiver o seu queijo)
O preparo é bem simples e rápido: frite a cebola na manteiga, até que ela fique amarelinha (não precisa dourar). Enquanto isso, bata no liquidificador, em velocidade alta, o milho, os ovos e o leite (não precisa bater por muito tempo. É legal deixar uns milhinhos mais inteiros). Despeje a mistura do liquidificador na cebola frita (mantenha o fogo aceso e baixo), mexendo para incorporar tudo.  Acrescente o fubá, o queijo e acerte o sal (e outros temperos/ervas, caso quiser). Misture bem. Apague o fogo e despeje tudo em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 230graus e asse até criar uma crostinha dourada por cima.  Simples assim!! 

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO