Gordura hidrogenada TRANS X Saúde Feminina

por Dra. Francielle Arruda Rampelotti – Nutricionista SC

Toda gordura que têm adição de oxigênio na sua preparação é uma gordura Hidrogenada. 
Esse tipo de gordura favorece a formação de mais radicais livres ao nosso organismo. Considerada inimiga da saúde, há indícios de que a gordura trans afeta mais mulheres do que homens. 

Pesquisadores da universidade de Harvard acreditam que estas gorduras provocam mais problemas para a saúde feminina do que a gordura saturada. Cerca de 15 mil mulheres morrem prematuramente todo ano por doenças cardíacas resultantes de uma alta ingestão de gordura trans. 

Os pesquisadores vêm associando este tipo de gordura a doenças como diabetes, colesterol elevado, câncer de mama e obesidade. Mais recentemente um estudo confirmou esta afirmativa ao descobrir que mulheres com câncer de mama geralmente têm uma ingestão consideravelmente maior dessa gordura do que as que não sofrem desta doença, o que deixa no ar a sugestão de que ela também está associada ao câncer de mama. 

Dicas importantes: 
• Devagar com a margarina; 
• Óleo de canóla e azeite de oliva (extravirgem, prensados a frio) não contém gordura trans; 
• Nos restaurantes muitas frituras são feitas em óleo vegetal principalmente hidrogenado. Dê preferência aos grelhados e assados. 
• Biscoitos cream cracker (aparentemente inofensivos) tem de 2 a 3 gramas de gordura trans. • Cuidado também com biscoitos recheados, wafer, pipocas de microondas, sorvetes (principalmente os dietéticos), batatinha palha, salgadinhos, etc. 
• Leia sempre o rótulo dos alimentos industrializados e evite os que contenham óleo ou gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada. 

 Alerta no Brasil 
A partir de 2006, de acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todos os fabricantes de alimentos industrializados são obrigados a informar no rótulo de seus produtos a quantidade de gordura trans contida neles. 

 Adaptação: Nutricionista Francielle Arruda Rampelotti CRN10 3132 
Referência: Livro Chique é Ser Saudável – Autora Heloisa Bernardes

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO