Higiene dos Alimentos produção e compra




A higiene dos alimentos são todos os cuidados que devemos ter para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). As DTAs são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados e podem provocar: diarreia, vômito, náuseas, dores de barriga. Em pessoas mais frágeis como crianças, idosos e gestantes as consequências podem ser mais graves. 

 Cuidados Importantes: 
 • Se você possui uma horta, procure sempre utilizar água limpa ou tratada, e evite que animais fiquem próximos às plantações. Verifique as condições de higiene do estabelecimento em que você faz as compras. 
 • Confira se o local possui Alvará Sanitário. 
 • Os manipuladores de alimentos, ou seja, as pessoas que trabalham diretamente com os produtos 
• alimentícios, não devem ter contato com dinheiro, nem apresentar feridas nas mãos. Não compre alimentos que estejam em latas enferrujadas, amassadas, estufadas, amassadas ou  rompidas. Ou com a embalagem violada. Observe sempre as condições da embalagem e as informações do rótulo, como: nome do fabricante, ingredientes, valor nutricional e data de validade. Quando for armazenar as compras, separe os produtos alimentícios dos produtos de limpeza. 
 • Para melhor conservação dos alimentos, o ar deve circular dentro da geladeira por isso evite o uso  de papéis, forros e guardanapos nas prateleiras. 
 • A distribuição dos alimentos na geladeira depende da necessidade de refrigeração, por isso as frutas, verduras e legumes devem ser mantidos na gaveta da parte de baixo e as carnes e produtos lácteos nas prateleiras da parte de cima. 

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO