O que é Chia


por Dra. Henriqueta Mendes – Nutricionista RN

Você já deve ter ouvido falar nela.....é a semente “da vez”. Originária do México, era usada pelas civilizações antigas para gerar força e resistência física.

Entre seus benefícios estão:
- 8 x mais ômega-3 do que o salmão;
-2 x mais potássio do que a banana;
-6 x mais cálcio do que o leite integral;
-3 x mais ferro do que o espinafre;
-15 x mais magnésio do que o brócolis;
-12 x o próprio peso: é o que ela absorve de água;

Ajuda a perder peso, pois como é rica em fibras solúveis  gera muita saciedade. Falando em fibras, também dá uma força extra ao funcionamento instestinal, ajudando a controlar a absorção de açúcar e de gorduras no intestino. Mas os benefícios não param por aí...

A chia também é muita rica em cálcio, sendo uma excelente opção para quem tem osteoporose e para os intolerantes à lactose (açúcar do leite), visto que os portadores desta patologia apresentam uma  tendência  a terem insuficiência deste mineral, já que são eliminados os produtos lácteos de sua dieta.

Riquíssima em substânciasanti-oxidantes e anti-inflamatórias como o ômega-3, ajuda  a restabelecer o organismo e a fortalecer o sistema imunológico.

Além da semente(não precisa ser triturada como a linhaça para liberar seus nutrientes), você encontra  a  Chia em forma de farinha (semente triturada) , em óleo e em cápsulas.
Atenção:  Se  você pretende perder uns quilinhos, cuidado com o exagero, pois a Chia também é  um pouco calórico, não ultrapasse 02 colheres de sopa por dia(01 Colher de sopa = 58 Kcal), sempre diluída em água, sucos, salada de frutas, iogurtes ou em vitaminas de frutas.

Consulte um Nutricionista para orientar a sua dieta.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO