Tipos de Alimentos Funcionais



por Dra. Fernanda Sanchez Molina Tosi – Nutricionista MS

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.

Os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem calorias, trazem benefícios a saúde, ou seja, previnem doenças.

Probióticos : São alimentos que contém microorganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde. Benefícios: Atividade anticancerígena reduz quadros alérgicos, auxilia na redução do  colesterol melhora o funcionamento intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Onde encontrar: iogurtes e queijos.
Resveratrol: Substância antioxidante.
Benefícios: Redução do risco de doenças cardiovasculares, anticancerígeno e redução de inflamações. Onde encontrar: uva e vinho tinto.
 
Fitoesteróides: Gorduras do bem Benefícios: auxiliam na redução da absorção de colesterol. Onde encontrar: iogurtes, leite e produtos adicionados.
Ácidos graxos: São gorduras benéficas á saúde (ômega-3, ômega 6 e ômega 9) Benefícios: auxilia na manutenção de níveis saudáveis de colesterol. Onde encontrar: peixe, linhaça, chia, óleos vegetais.
Carotenóides: É um pigmento amarelo/laranja encontrado em alimentos in natura. Benefícios: ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres e anticancerígenos. Onde encontrar: cenoura, mamão, moranga, laranja
Fibras alimentaresCompostos solúveis e insolúveis em água que fazem a manutenção do bom funcionamento intestinal. Benefícios: previne prisão de vente, diarréia e câncer intestinal. Onde encontrar: aveia, linhaça, farelo de trigo e frutas.
LicopenoPigmento de cor vermelha encontrado em alimentos in natura. Benefícios: evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.
Antocianinas: Encontrados em alimentos da cor roxa e vermelho escuro. Benefícios: Previne doenças cardiovasculares e câncer. Onde encontrar: uva, mirtilo, morango...
Lignanas: Substância antioxidante. Benefícios: Inibe a formação de tumores e equilibra o hormonal. Onde encontrar: linhaça
Isoflavonas: Substância antioxidante. Benefícios: previne osteoporose, doenças cardiovasculares, alivia sintomas da menopausa e previne câncer. Onde encontrar: soja, leguminosas e amendoim.
A aveia e produtos a base dela contém psyllium, que ajuda na redução dos níveis de colesterol assim como na prevenção de doenças cardíacas.
Chá verde: Este chá além de ser um potente antioxidante, tem uma substância a catequina, que previne diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, além de retardar o envelhecimento
Obviamente existem muitos outros alimentos que são considerados funcionais por ajudarem a prevenir doenças e manter a saúde do corpo em dia. Esses são apenas alguns, mas seu consumo já beneficiará a saúde como um todo!

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