Alimentos que reduzem colesterol



por Dra. Heloiza Muniz Nutricionista SP

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol
 
Uma dieta para prevenir ou reduzir o colesterol LDL (ruim) deve conter alimentos frescos, frutas, vegetais, cereais integrais, carnes magras e gorduras boas.
A seguir alguns exemplos de alimentos para esse tipo de dieta:

Abacate: Fornece gordura monoinsaturada, uma gordura boa, que não aumenta o LDL. Possui ainda vitamina B6 e magnésio. Consuma com iogurte, leite desnatado, aveia, linhaça, cacau ou adoçante.
Alho: Possui fitonutrientes (alicina, quercetina) capazes de reduzir o colesterol e proteger o coração. Evite fritá-lo em excesso para não perder seus nutrientes. Se gostar, inclua alguns pedaços ao final da preparação.
Frutas vermelhas: Todas as frutas vermelhas, como amora, framboesa, morango, possuem antioxidantes flavonoides, que ajudam a reduzir o colesterol LDL. Consuma na forma in natura ou de suco.
Aveia: Possui componentes, como a betaglucana, que são responsáveis por eliminar o colesterol LDL do sangue. Adicione à frutas, vitaminas, leite (mingau), iogurte, ou à receitas.
Azeite de oliva: Assim como o abacate, possui gordura monoinsaturada e ômega 9. Os melhores são os prensados a frio, com baixa acidez (até 1%, quanto mais baixa melhor). Use para cozinhar e para temperar saladas.
Cacau: Possui antioxidantes flavonoides, que impedem a oxidação do colesterol LDL, protegendo o coração. Use com frutas, leite (no lugar do achocolatado), mingau ou em receitas.
Peixes: São ricos em ômega-3, reduzem o colesterol e protegem o coração. São objetos de estudos, inclusive para verificar a relação entre a dieta rica em peixes, dos esquimós e a baixa taxa de doenças cardíacas apresentadas pelos mesmos. Prefira consumir assados, ensopados ou grelhados.
Semente de linhaça: Possui ômega-3 e lignanas, ajudando a reduzir o colesterol LDL e aumentando o HDL (bom). Use a semente triturada ou a farinha estabilizada. Adicione à frutas, iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, feijão, sopas, ou onde desejar.
Soja: Possui fitoestrógenos e isoflavonas, que trazem benefícios ao coração. Consuma os grãos ou a proteína texturizada (carne de soja).
Uva: Possui, em sua casca, resveratrol, além de quercetina, que reduzem os triglicérides e o colesterol LDL. Consuma a fruta in natura ou na forma de suco integrais sem açúcar.

Dra Heloiza Muniz

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