Dicas para vida mais saudável


 

por Dra. Grazieli Neves- Nutricionista DF



O que é preciso ter em uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável é baseada em:
Equilíbrio: deve conter todos nutrientes em quantidade adequada.

 Variedade: “comer um pouco de tudo”, evitando excessos e deficiências.

Quantidade: varia de pessoa para pessoa de acordo com sexo, idade, altura, atividade física.

Qualidade: conter alimentos em bom estado de conservação isento de contaminação, substâncias químicas.

O que deve fazer parte da nossa alimentação?

CARBOIDRATOS
Primeira fonte de energia
Deficiência – fraqueza e sonolência
1 g = 4 kcal
Fonte: macarrão, pães, batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, grão de bico, lentilha, cará, pinhão, farinhas, arroz, frutas, mel, geleias e leite.
PROTEÍNAS
Compõe tecidos, enzimas e hormônios.
Sistema imunológico
1 g = 4 kcal
Fonte: carne vermelha, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.
LIPÍDEOS
Fonte de energia
Mantém a temperatura do corpo
Absorção de vitaminas lipossolúveis: Vit. A, D, E, K
1 g = 9 kcal
Fonte: óleos, manteigas, margarinas, azeites, castanhas, nozes, bolos, tortas, doces, maioneses.
VITAMINAS E MINERAIS
Essenciais para reações metabólicas
Vitaminas: Vit A, D, E, K, complexo B, ácido fólico, C
Minerais: Cálcio, Ferro, Potássio, Fósforo, Magnésio, Sódio Iodo, Zinco, Se, Manganês, Cobre, Cromo,


Calorias
É uma unidade de energia. Medida de energia fornecida ao organismo pelos alimentos
Os alimentos que não tem calorias: vitaminas, minerais, água e fibras.
Nem sempre alimentos diet têm menor caloria
As calorias se baseiam na necessidade diária de cada indivíduo, por isso a sua dieta não serve para vizinha, parentes e amigos. Cada pessoa responde diferente aos alimentos, tem suas necessidades e o metabolismo diferente.

Orientações gerais
ü  Fracione as refeições
ü  Evite frituras
ü  Evite o excesso de sal, sinta o sabor real dos alimentos.
ü  Reduza o álcool
ü  Atenção aos alimentos diet
ü  Faça atividade física
ü  Prefira alimentos integrais
ü  Reduza o excesso de açúcar, sinta o saber real dos alimentos.

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