Vegetarianos Corredores

Sou vegetariano e corro!

por Dra Juliana Menezes – Nutricionista SP

Sempre um tema polêmico, a dieta vegetariana possui vários adeptos, sendo que um número cada vez maior deles é praticante assíduo de atividades físicas, atividades essas muitas vezes praticadas de forma intensa, como corridas longas, musculação, lutas, entre outros.
Em um primeiro momento podemos pensar... Mas como uma pessoa pode ter um rendimento bom na corrida sem as famosas proteínas, presentes nas carnes, frangos, leites e derivados? É fato que as proteínas de origem animal têm uma ótima absorção pelo organismo, porém a dieta vegetariana pode sim ser saudável, desde que bem acompanhada. Segundo parecer do Conselho Regional de Nutricionistas da 3° região (CRN 3) é possível  sim atingir a adequação nutricional com dietas vegetarianas desde que observados alguns cuidados;  as dietas vegetarianas podem ser adotadas em qualquer ciclo da vida e;  cabe ao nutricionista orientar o indivíduo visando a promoção da sua saúde. Ou seja, posso sim correr e ser vegetariano!
O vegetariano deve tomar cuidado em variar bem a dieta, escolher novos vegetais, frutas, etc. Não se pode ter uma alimentação monótona, é importante descobrir esses nutrientes para suprir as necessidades do organismo, consumindo assim mais antioxidantes, fibras e outros. Não se deve somente substituir a carne por batata ou soja por exemplo, assim com certeza teremos muitas deficiências, prejudicando o rendimento do corredor.
O que comer então?
Proteína: Leite e derivados, ovos (para os que consomem), soja, arroz e feijão juntos, quinua, grão de bico, lentilha.
Ferro: feijão, lentilha, grão de bico, alimentos integrais, vegetais verdes escuros - ter o cuidado de junto sempre ter uma fonte de vitamina C, como laranja, morango, caju, limão, etc.
Vitamina B12: Leite e derivados, ovos (para os que consomem), suplementação ou alimentos fortificados.
Cálcio: vegetais verdes escuros, gergelim, amêndoas, quinua.
Zinco: cereais integrais, oleaginosas, aveia.
Se você quer se tornar vegetariano, ou já é e quer melhorar sua alimentação, não deixe de procurar um nutricionista, ele pode formular um plano alimentar personalizado com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.
Dra. Juliana Menezes
www.drajulianamenezes.com.br

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