Alimentação Saudável Projeto Verão

por Dra. Tatiane de Moura Fontes Araújo

Sabemos desenvolvimento adequado, manutenção do peso e da saúde e energia para desenvolvermos bem nossas atividades diárias. Para uma alimentação ser adequada devemos observar a variedade o equilíbrio e a moderação. A variedade de alimentos que temos ao nosso dispor nos proporciona além do prazer no paladar, olfato e visão, nutrientes variados, evitando assim deficiências especificas. Essa variedade permite que tenhamos o equilíbrio necessário para ofertarmos ao nosso organismo todos os grupos necessários para seu bom funcionamento. Essa variedade permite que não tenhamos a deficiência de nutrientes caso deixamos de consumir um tipo especifico de alimentos, se substituirmos por outro do mesmo grupo, mantendo assim uma refeição equilibrada. Para harmonizar e nos beneficiarmos de tais qualidades, devemos balancear as refeições ao longo do dia. Lembrando sempre que se as calorias totais do alimento ultrapassarem o necessário para o dia acumula-se em gordura no tecido adiposo. 

Então a dica é: se exagerou numa refeição, moderar na próxima, mas nunca deixar de fazê-la para mantermos sempre a Taxa metabólica basal em atividade, e não privar o corpo dos nutrientes que a refeição seguinte oferecerá. que uma alimentação saudável proporciona crescimento!


 REFERÊNCIAS MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I; Katch, V. L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO