DICAS PARA APROVEITAR AS FESTAS FINAL DE ANO


Dra. Flavia Francellino - Nutricionista SP

APROVEITANDO O MELHOR DA FESTA
 
Decidi compartilhar com vocês, leitores, dicas para aproveitar o melhor da festa! Sabemos que as festas de fim de ano envolvem comer e beber, e que o peso na consciência (e na balança!) podem ser decorrentes com a chegada do novo ano. Assim sendo, escolher bem os alimentos e usar o bom senso podem traduzir em não comprometer não apenas o peso mas a qualidade de vida! O que se ouve geralmente são argumentos extremos, afinal peru, chester, tender, panetones, doces, chocolates e oleoginosas podem nem sempre resultar em boa combinação no final da somatória.
Sabemos que a confraternização inicia- se com as trocas de presentes. Troca de chocolates, é onde quero chegar. Mal não há em consumir chocolate, mas é bom atentar- se para a quantidade, pois o mesmo pode conter um teor de açúcares e gordura consideráveis, o que implica em significativa quantidade de calorias. Sugiro eu que a cesta de chocolate seja compartilhada entre familiares e amigos. Quanto a você, caro leitor, consuma- os em pequenas quantidades ao decorrer dos dias. A porção recomendada é de 30g diárias.
Ressalta- se também as comemorações no ambiente de trabalho. Neste caso, evite o jejum prolongado!! Se for com fome, será difícil controlar. Na possibilidade de opções, prefira alimentos assados e sucos naturais. Refrigerantes, frituras e guloseimas devem ser consumidos com moderação.
Caso estiver disposto a enfrentar às compras populares, onde com dificuldade encontram-se bons locais destinados à alimentação, primeiramente mantenha o hábito de se alimentar a cada 3 horas. Você pode estar munida de opções fáceis e saudáveis, como barras de cereais ou biscoitos simples. Hoje as indústrias facilitam bastante devido ao porcionamento. Vale ressaltar que a hidratação é de suma importância: sempre tenha em mãos uma boa garrafinha de água!
Natal e Ano Novo. Se pretende manter o peso ou ainda reduzí- lo, inicie o cardápio pelas opções mais leves como as saladas, pois induzem à saciedade. Desta forma, quando for para o acompanhamento, prato principal e sobremesa, não haverá abusos. Vale também investir nas frutas, melão, melancia, ameixa e todas as frutas da época podem e devem ser consumidas! Lembrando que as frutas com maior quantidade de água são uma boa pedida pois também propiciam hidratação! Vale também vigiar nos brindes! Uma taça de vinho é suficiente e uma boa oferta de polifenóis, de propriedade antioxidante. Quanto às oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas e avelãs devem ser consumidas com moderação, pois embora sejam fontes de gordura mono e poliinsaturadas, possuem teor calórico significativo.
Para o verão, aumente o consumo de água. Não espere pela sede, que é um indicativo de desidratação. Sucos de frutas naturais e água de coco também são válidos! O consumo de frutas é de extrema importância. O ideal seria o consumo entre 3 a 5 porções diárias. Se consumidas geladas, ajudam a refrescar também. Se for partir para o sorvete, prefira o de frutas. Sorvete de massa, mais cremosos, porém, mais calóricos, devem ser consumidos moderadamente.
Anote as dicas! Se for viajar, passear, curtir, lembre-se: a ocasião exige, mas parte de si o bom senso. O comer faz parte do comemorar, mas faça- o com cuidado e moderação.
Boas festas e até.





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