RUGAS ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO




POR Dra. Andrea Gonçalves Neves – Nutricionista RS


Pesquisas têm demonstrado associação da alimentação no retardo do processo de
envelhecimento. Certos alimentos, como legumes, frutas, oleaginosas, peixes, indicariam
o impedimento dos raios solares, combatendo a ação dos radicais livres sobre a pele,
prevenindo o aparecimento das temidas rugas.


Com isto, devemos introduzir no cardápio alguns alimentos auxiliares na prevenção, como:

Tomate – Rico em licopeno, de ação antioxidante, sendo potencializado seu efeito após
cocção, prevenindo rugas, flacidez e manchas;

Cenoura, mamão, abóbora e pêssego – possuem vitaminas essenciais a saúde da pele,
acelerando o processo de cicatrização e retardando o envelhecimento da pele;

Soja – Rico em isoflavonas, previne a sensibilização da pele, evitando o aparecimento das
rugas;

Atum, salmão, linhaça – Ricos em ômega-3, reduzem as linhas de expressão, retardando
assim, o envelhecimento; e associado á vitamina C, outro antioxidante, motiva a formação
de colágeno, auxiliando na manutenção da firmeza da pele, combatendo a ação dos radicais
livres;

Castanha-do-pará – Rico em selênio, um mineral antioxidante, melhora o tônus da pele,
considerado antienvelhecimento;

Romã – Rico em ácido elágico, atuando no clareamento da pele;

Mirtilo e açaí – Com poder antioxidante, combate o envelhecimento precoce, atuando nas
fibras de colágeno;

EVITAR alimentos como chocolate o leite, açúcar refinado, frituras, enlatados, farinhas
refinadas e bebidas gaseificadas.

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