Damasco e suas propriedades terapêuticas




Dra. Andrea Gonçalves Neves - Nutricionista RS


Pertence à família do pêssego, mas de aspecto menor, e mais ácida. Originária da Ásia (china). Pode ser encontrado no sul de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 Pode ser consumido na sua forma fresca ou seca, sendo muito utilizado em preparações de doces e saladas. Pode ser encontrado em casas de produtos naturais e supermercados.


PROPRIEDADES

Dotado de um bom aporte nutricional, é rico em fibras, que auxilia no trânsito intestinal, possui altas doses de vitamina A que fortalece a imunidade, a visão, saúde da pele e cabelos, além das vitaminas C; um poderoso antioxidante – combate a formação dos radicais livres, vitaminas do complexo B responsáveis pela saúde mental, cálcio (em menor quantidade), fósforo, potássio e ferro.

É utilizado também nos quadros de afecções da garganta (amidalites e faringites), anemia e reumatismo.

RECEITA PARA COMBATER A FARINGITE E AMIDALITE: seis folhas da amêndoa do damasco, em infusão com ½ litro de água fervente. Após morno, fazer gargarejo várias vezes ao dia.


Para quem deseja emagrecer, manter a boa forma e saúde ou até mesmo amenizar a vontade por comer doces, o damasco é uma ótima opção, pois é desprovido de gorduras e é pouco calórico. O ideal são três unidades do fresco e duas a três unidades pequenas do damasco seco.


 

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO