Função do nutricionista clínico



Dra Heloíza Muniz   - Nutricionista SP                                                                                               

Percebo que há muitas dúvidas em relação às funções do nutricionista que atua na área clínica.

Segundo a RESOLUÇÃO CFN N° 380/2005, há algumas atividades que são privativas do profissional de nutrição, ou seja, apenas esse profissional pode exercê-las.

Por exemplo, realizar projetos de educação nutricional para grupos ou individualmente, dar assistência dietoterápica em hospitais, ambulatórios e consultórios.

Além disso, prescrever e planejar dietas também são uma atividade privativa do nutricionista. Portanto, nenhum outro profissional pode prescrever dietas, inclusive médicos.

Outro ponto da legislação que poucas pessoas sabem, é que o nutricionista pode solicitar exames laboratoriais que sejam necessários ao acompanhamento nutricional do paciente.

Também está na legislação que, toda equipe multidisciplinar que venha a desenvolver pesquisas, eventos, cursos, etc, relacionados com alimentação e nutrição, é obrigada a ter a participação do nutricionista nessas atividades.

Na nutrição clínica, o nutricionista pode desenvolver atividades relacionadas a alimentação e nutrição em hospitais, clínicas, ambulatórios, Spas, em atendimento domiciliar e outros locais.

Esse foi um resumo das atividades do nutricionista, qualquer dúvida consulte nossas legislações.

 

Fonte: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf

Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO