O que são probióticos?

Por Dra Grazieli Neves - Nutricionista Brasília/DF



O que são probióticos?

De acordo com a legislação, são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Se destacam com os benefícios o equilíbrio da flora intestinal, tem efeito bifidogênico, ou seja, estimula o crescimento de bifidobactérias, melhora a absorção dos nutrientes, controle de diarreias e na combate a constipação, entre outros benefícios.

O uso de probióticos traz uma série de respostas para nosso organismo e se sabe hoje que o intestino que não é saudável é responsável por diversas doenças como: diabetes e alguns tipos de câncer.

Mas porque nosso intestino precisa de probióticos?

Estamos expostos a diversos agentes que deixam o intestino em estado de disbiose. Disbiose é uma situação em que há um maior número de bactérias patogênicas, onde deveria ter um equilíbrio. O estado de disbiose é bastante comum atualmente, pois estamos expostos a corantes artificiais, açúcar refinado, farinhas brancas, medicamentos como antibióticos, álcool, estresse, etc.

Devemos melhorar nossa alimentação, consumir mais frutas, vegetais e hortaliças, cerais integrais, fazer atividade física. Quando o estilo de vida muda, a saúde é só uma consequência.

 

O seu nutricionista vai decidir se você precisa usar, qual a quantidade, por isso fique atento ao se automedicar.  Procure um nutricionista.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO