ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS - DOENÇAS CORAÇÃO


Doenças Cardiovasculares
Andressa Lanza – Acadêmica de nutrição URI/RS
Juliana Gonçalves



  • Manter o peso Adequado, dentro da faixa de IMC;
  • Fazer 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;
  • Preparar os alimentos com pouco sal, não deixar o saleiro à mesa, para não adicionar mais sal no prato;
  • Abolir ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e o fumo.
  • Preferir sempre alimentos com menos gordura. Opte por consumir o leite desnatado, queijos brancos, margarina light, requeijão light;
  • Evitar alimentos ricos em gordura saturada e sal:  carnes gordas, embutidos em geral, creme de leite, banha, bacon, toucinho, lingüiças, queijos amarelos, salames,  tortas cremosas e sobremesas a base de cremes. Eles aumentam o colesterol e aumentam o risco de várias doenças;
  • Evitar alimentos salgados, biscoitos, salgadinhos, churrascos, petiscos, alimentos em conserva e enlatados em geral, sopas prontas, temperos prontos, caldos concentrados, catchup, mostarda, pimentas, molhos prontos, pois eles contem muito sódio;
  • Colocar mais fibras na sua alimentação, elas ajudam a regular o intestino e também previnem doenças. Use cereais integrais, fibras dietéticas, pães integrais, farelos, etc;
  • Dar preferência às carnes sem gordura e frango sem pele melhor se forem assados, cozidos ou grelhados. Retire as frituras da alimentação;
  • Os alimentos ricos em potássio são fundamentais, aumenta a elasticidade dos vasos e artérias sanguíneas, importante para quem tem pressão alta. Entre eles: Banana água de coco, brócolis, cenoura, leite e derivados.
  • Consumir peixe ao menos 1 vez por semana, são ricos em ômegas.

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