Nutricionista Responde Saúde



Recebemos um E-mail interessante no site www.dicasdenutricao.com  da Nara Rezende com algumas perguntinhas, veja o que a Nutricionista Gabrieli Comachio respondeu:


QUESTIONÁRIO
1) O que é alimentação saudável? alimentação saudável é nutrir o nosso organismo para nos manter dispostos às atividades do dia e viver com qualidade de vida, sem doenças! 
A pessoa que não se alimenta saudável ingere alimentos pobres em nutrientes (o nutriente é um composto ativo no alimento que faz bem à saúde, por ex: Tomate tem licopeno que faz bem p/ pele, evita alguns tipos de câncer entre outros) e geralmente rico em gorduras por ex. quem come sanduíches, frituras, ingerir refrigerante tem uma alimentação pobre, que só faz mal a saúde.


2) Alimentar-se bem e só comer frutas e verduras? NÃO!!! Alimentar-se de maneira saudável é ingerir os mais variados nutrientes, se a pessoa só comer frutas e verduras vai ficar muito magra e não será inteligente pois nosso corpo precisa dos mais diversos alimentos, como proteínas, gorduras boas e carboidratos também.


3) Quais os tipos de alimentos que precisamos reduzir para ter uma vida saudável? Os pobres em nutrientes como refrigerantes, embutidos (salsichas), frituras como pasteis, coxinhas, doces como chocolate em excesso entre outros.


4) Qual a alimentação básica do dia a dia? 4 refeições, desjejum ou café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Não adianta comer 1 vez ao dia e exagerar, o corpo precisa de nutrientes o tempo inteiro, então o certo é nutri-lo de 3 em 3 horas.


5) É importante alimentar-se no horário certo? Com certeza, o corpo acostumará com a rotina e utilizará o alimento ao seu benefício. Se você não seguir um horário pode acontecer de ter muita fome num horário que não é para se exagerar, como acontece com a maioria das pessoas.Comem muito a noite porque passam o dia todo fazendo muitas atividades de trabalho.


6) Porque é aconselhado aos adolescentes o baixo consumo de refrigerantes, fast foods e pizzas? A pizza se for feita com vegetais pode ser bem interessante. Não é indicado aos adolescentes porque esta é uma fase de crescimento tanto do corpo como desenvolvimento mental e esses alimentos não são bons para saúde. Você nunca vai conhecer uma nutricionista que indique fast food frito ou refrigerante para pacientes.


7) Em que deve ser baseada um alimentação saudável? Em cores, quantidade e qualidade! Quanto mais colorido e natural o alimento mais saudável é. 


8) É importante a prática de exercícios físicos? Com certeza, uma pessoa que trabalha muito sentada ou só com a mente tende à ser gorda com doenças porque o corpo precisa gastar energia.


9) Que risco corremos se não tivermos uma alimentação saudável? desenvolver doenças como cancer, diabetes, obesidade, entre outras. Depois que se tem a doença a alimentação saudável pode ajudar muito a diminuir sintomas mas muita vezes não cura, então prevenir é o melhor remédio.


10)Se tivermos uma alimentação saudável no dia a dia, podemos comer fast foods e tomar refrigerantes nos finais de semana? Depende da quantidade que irá ingerir. Ninguém te impedirá de consumir fast foods, desde que você tenha consciência da quantidade e auto controle para não ser muito frequente. Os Médicos e Nutricionistas vão te impedir se você já estiver doente, então o melhor é não esperar ficar doente para parar com esses maús hábitos.



0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO