Suplementos esportivos e suas informações nutricionais


Dra Heloiza Muniz - Nutricionista SP



Os suplementos esportivos auxiliam os praticantes de atividade física a atingirem seus objetivos de forma mais rápida e prática. Porém, não substituem uma alimentação saudável e equilibrada. Em excesso, podem prejudicar o desempenho e a qualidade de vida.

No momento da compra de qualquer suplemento esportivo, deve-se atentar a composição do mesmo, e verificar se contém os ingredientes necessários para atingir o objetivo desejado.

Sempre leia o rótulo e tenha em mente que a lista de ingredientes é descrita por ordem decrescente (do componente presente em maior quantidade, para o componente em menor quantidade no produto).

Seguem algumas dicas para observar no rótulo dos suplementos mais utilizados:

- Whey protein: Observe qual é o primeiro ingrediente. Como você procura um suplemento proteico, o primeiro ingrediente deve ser uma proteína (proteína do soro do leite). Pode conter carboidrato (maltodextrina, dextrose), mas nunca em primeiro lugar no rótulo. Também observe presença de outras proteínas como colágeno hidrolisado, proteína do trigo, proteína da soja, e até leite em pó. Essa mistura de proteínas é feita por muitas empresas para baratear o produto. Tudo dependerá de seu orçamento, sendo que os produtos compostos apenas por proteína do soro do leite, serão os de melhor qualidade e mais puros. Observe também a tabela de informação nutricional. Escolha o produto que apresentar menor quantidade de carboidrato, sódio e gorduras e maior quantidade de proteína por porção.

- Albumina: Também pode conter carboidrato (maltodextrina, dextrose). Mas evite aqueles em que o carboidrato aparece em primeiro lugar, já que você procura um suplemento rico em proteínas. Compare os rótulos. Escolha o produto que apresentar menor quantidade de carboidrato, sódio e gorduras e maior quantidade de proteína por porção.

- Barra de proteína: Na lista de ingredientes, escolha a barra que apresentar alguma proteína em primeiro lugar. Do mesmo modo que o whey protein, pode conter um mix de proteínas para baratear, mas também para apresentar diferentes níveis de absorção (whey protein apresenta rápida absorção, albumina apresenta absorção mais lenta). Evite barrinhas que contenham açúcar e gordura vegetal hidrogenada. Na tabela de informação nutricional, escolha o produto que apresente menor quantidade de carboidrato, sódio, gorduras e calorias e maior quantidade de fibras e proteínas na porção.

- Maltodextrina ou dextrose: São carboidratos. Nos ingredientes, deve conter o produto em questão (maltodextrina ou dextrose), mas também pode conter vitaminas e minerais, corantes e sabor artificial. Na tabela de informação nutricional, escolha o produto que apresentar maior quantidade de carboidratos e menor quantidade de sódio na porção. Não deve conter proteínas ou gorduras.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO