O que é BIOIMPEDÂNCIA


POR Dra. Fabiana Neumann - Nutricionista RS

Avaliação da composição corporal - Bioimpedância

O cuidado adequado com o corpo não exige apenas o controle do peso e o conhecimento
acerca do índice de massa corporal (IMC), mas sim uma série de fatores que influenciam na
composição corporal. O peso ideal proporciona saúde, bem estar, equilíbrio, energia, e vitalidade para que possamos superar os desafios do dia a dia. Para a busca do peso ideal que é um dos objetivos da grande maioria das pessoas, uma das ferramentas é a composição corporal.

A distribuição e a mensuração da gordura está associada à muitas doenças, incluindo as
doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes mellitus, portanto, conhecer estas informações se torna importante para compreender o metabolismo e identificar os riscos à saúde. A análise da composição corporal por bioimpedância analisa o percentual de gordura corporal total, de massa magra, e água, além de informar o peso ideal de acordo com a sua composição corporal.

O exame está indicado para monitorar a composição corporal em programas de emagrecimento, preparação e condicionamento físico, pré e pós operatório de cirurgia bariátrica, tratamento e evolução de pacientes de baixo peso, avaliação nutricional, avaliação de retenção de água corporal total, além doenças que evoluem com a mudança na composição corporal.

Para a realização do exame existem algumas recomendações tais como: estar em jejum por pelo menos 2 horas, suspender medicamentos diuréticos 24 horas antes do exame, evitar atividade física intensa, não consumir bebida alcoólica, cafeinados, ou ainda fumar em excesso no dia do exame. Não existe contra indicação para a realização do exame, exceto para gestantes e usuários de marca passo. A American College of Sports Medicine, considera ideais os seguintes percentuais de gordura corporal por faixa etária:

18 a 29 anos – 14% Homens e 19% Mulheres

30 a 39 anos – 16% Homens e 21% Mulheres

40 a 49 anos – 17% Homens e 22% Mulheres

50 a 59 anos – 18% Homens e 23% Mulheres

Acima de 60 anos: 21% Homens e 26% Mulheres

E então! Como será que está sua composição corporal?

Fica a dica. Abraço da nutri.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO