O que é SAÚDE


POR Dra. Flavia Francellino - Nutricionista SP



Existem muitas perguntas que fazemos a essa vida – e aqui estou eu para gerar mais uma! Ouvimos desde sempre que saúde, na verdade, é o que importa. E nosso entendimento, por vezes, se limita ao pensamento que saúde é simplesmente o antônimo de doença. Será? Afinal, alguém sabe explicar, enfim, o que significa é ter saúde? A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde “não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”.
Obviamente, essa definição pode ser interpretada como surreal e subjetiva – afinal, quem é capaz de alcança- la nessa era atual? Parece impossível difícil. Não pense que as linhas que seguem serão de desapontamento, ao contrário, faço com grande incentivo.
A questão é que não somos apenas seres físicos, mas também emocionais e racionais. Somos incrivelmente complexos. E, então, para que se haja o bem- estar nesse trinômio, algo precisa surgir. Algo chamado equilíbrio.
Apesar de toda a repercussão que essa teoria pode causar, aprender a administrar todas essas variáveis é algo válido. E coerente. Afinal, o resultado da soma, psique e sociedade, remete ao conceito de integridade.
Para obter saúde plena temos de nos adaptar, criar novos estilos de vida e principalmente, aprender a administrar o tempo, as pressões e relações humanas devem ser levadas em consideração. O termo adição completa este plano. Adicionar algo novo significa mudar conceitos e hábitos, e, por vezes, e se empenhar por adaptar- se a isso.
Por isto, acrescente qualidade a sua saúde e subtraia tudo àquilo que possa lhe atrapalhar. Isto vai implicar autoavaliar com consciência a qualidade de sua alimentação e atividade física ignorada praticada, sim!  Vai exigir um pouco mais de empenho, também! Mas é algo que valerá a pena! Garanto!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO