Pular para o conteúdo principal

Pesquisas | Chocolate com alto teor de cacau‏

O cacau em pó é rico em polifenóis e, portanto, pode contribuir para a redução da peroxidação lipídica. O estudo realizado por Mursu J, Voutilainen B, Rissanen TH, et al (2004), teve o objetivo de estudar os efeitos de longo prazo da ingestão de chocolate, com diferentes quantidades de polifenóis, sobre os lipídios séricos e a peroxidação lipídica.

A pesquisa foi realizada durante 3 semanas, com 45 voluntários saudáveis e não fumantes, onde foi suplementado o cacau na dieta. Os participantes consumiram 75 gramas diárias de chocolate branco (WC grupo), chocolate amargo (grupo DC), ou chocolate amargo enriquecido com polifenóis de cacau (grupo HPC).

Nos grupos DC e HPC, foi observado um aumento do HDL-colesterol sérico (11,4% e 13,7%,respectivamente), enquanto que no grupo WC, houve um pequeno decréscimo (2,9%, p < 0,001). A concentração sérica de LDL dieno conjugados, que é um marcador da peroxidação lipídica in vivo, diminuiu 11,9% em todos os três grupos de estudo. Nenhuma alteração foi encontrada na capacidade antioxidante do plasma, na suscetibilidade a oxidação de lipídios séricos ou VLDL + LDL, ou na concentração plasmática de F2-isoprostanos ou ácidos graxos. Os polifenóis do cacau podem aumentar a concentração de HDL colesterol e enquanto o perfil de ácidos graxos da manteiga de cacau pode ajudar a alterar a composição da LDL e torná-lo mais resistente aos danos oxidativos.

Referência: Mursu J, Voutilainen B, Rissanen TH, et al. Dark chocolate consumption Increases HDL cholesterol concentration and chocolate fatty acids may inhibit lipid peroxidation in healthy humans. Free Radic Biol Med. 2004;37:1351-9.

Comentários

Anne Giesen disse…
Oi Kilza, faço nutrição na Universidade Vila Velha, 6º período. Esse semestre estamos fazendo um trabalho interdisciplinar que tem como tema o cacau. Você poderia me enviar o link do artigo que você publicou em seu blog??

Um grande abraço, e obrigada!!

ps.: meu email anne-giesen@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães