Pular para o conteúdo principal

Pesquisas | Salmão e maçã podem deter avanço da degeneração macular, diz estudo

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no "British Journal of Ophthalmology" concluiu que uma dieta rica em ômega 3 -ácido graxo encontrado em peixes gordurosos como o salmão- e em alimentos com baixo índice glicêmico, como a maçã e o pão integral, pode reduzir a progressão da degeneração macular relacionada à idade e até mesmo deter o avanço da doença, nas formas exsudativa ou seca.



A pesquisa, multicêntrica e controlada, acompanhou cerca de 3.000 voluntários por um período de oito anos.



Trabalhos anteriores já haviam comprovado que a suplementação vitamínica com antioxidantes adia o aparecimento da degeneração macular relacionada à idade e retarda sua evolução depois de instalada.



Agora, a nova pesquisa concluiu que a suplementação é ainda mais efetiva quando associada à ingestão de alimentos que são fonte de ômega 3 e que têm baixo índice glicêmico.



"Esse hábito alimentar deve ser incorporado à rotina das pessoas que têm risco de desenvolver a doença. O efeito é cumulativo e a longo prazo", afirma o oftalmologista Newton Kara José Junior, responsável pelo setor de catarata do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.



"A degeneração macular relacionada à idade é uma importante causa de deficiência visual e talvez a doença ocular mais prevalente para a qual o tratamento ainda é pouco eficaz", diz o médico. "Assim, todos os esforços para preveni-la devem ser valorizados."



Diagnóstico



Segundo o oftalmologista, o risco de desenvolver o problema pode ser detectado em consultas de rotina, por meio do exame de fundo de olho.



Todas as pessoas com mais de 50 anos e, principalmente, aquelas que têm olhos claros podem apresentar a doença e devem passar por avaliações periodicamente.



RACHEL BOTELHO
da Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita Sorvete de Inhame - Globo Repórter 19/02/10

Ainda não fiz o sorvete de inhame, mas parece ser delicioso! O sorvete contém sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são importantes ao organismo para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 é essencial ao crescimento e facilita a digestão e a vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tem poucas calorias, sendo uma ótima sobremesa, especialmente para as crianças! No site do Globo Repórter menciona 2 receitas: o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite. Segue abaixo todas as receitas em várias versões: Ingredientes - 400g de inhame; - 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural; - 200 ml de leite condensado; - 300 ml de creme de leite; - duas colheres de sobremesa de emulsificante. Modo de preparo ...

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Caloria dos Pães